segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Réveillon no fim do mundo

O Réveillon na Patagônia tem uma aura toda especial. Para quem procura paz, relaxamento, tranquilidade e um ambiente romântico, com uma gastronomia única, é difícil pensar em alternativa mais atraente do que saudar 2022 no Fim do Mundo, como é conhecida Ushuaia, capital da Terra do Fogo. Cidade mais austral da Argentina, ou seja, mais próxima ao Pólo Sul, ela está localizada a 3.078 km de Buenos Aires, entre a Cordilheira dos Andes e o Canal de Beagle. É conhecida por ser a base dos cruzeiros à Antártida.

Montanhas, lagos e geleiras fazem parte da paisagem que circunda a única cidade transandina da Argentina. No verão não é possível esquiar, mas por outro lado é o auge da temporada dos pinguins. Três espécies costumam frequentar as ilhas da região - que podem ser acessadas por passeios de barco - e proporcionam um espetáculo único para quem as atravessa até março. Há também passeios para observação das ilhas ocupadas por leões-marinhos, outros famosos habitantes da região. Ao navegar pelo memorável Canal de Beagle, além de todas essas espécies, você também pode ver o Farol Les Eclaireurs, que é a imagem de cartão postal de Ushuaia.


Para quem viaja em família ou em uma viagem romântica, os jantares são uma parte inesquecível da viagem. Hotéis e restaurantes programam jantares de Réveillon que são verdadeiras experiências. Os vinhos tintos argentinos, tanto de Mendoza quanto da Patagônia, fazem uma combinação maravilhosa com pratos feitos com cordeiro patagônico. Mas a principal atração são os frutos do mar, com destaque natural para as centollas, os caranguejos gigantes típicos da região. Em muitos restaurantes, eles são mantidos em aquários para garantir que sejam frescos a cada refeição. Há até passeios para a pesca da centolla. Parte inesquecível da experiência é que no jantar, às 9h da noite, ainda há luz - o Sol só termina de se pôr em torno das 11h da noite.

Para quem tem mais tempo ou disposição, a variedade de experiências é imensa. Há passeios silenciosos no Trem do Fim do Mundo, uma Maria-Fumaça que percorre parte do caminho que levava à antiga prisão, desativada no início do século 20. Há também passeios de helicóptero para ver as paisagens do alto. Entre os cartões-postais naturais, os programas imperdíveis são a visita ao Parque Nacional Tierra del Fuego, com suas paisagens inesquecíveis, e o trekking à Lagoa Esmeralda, que no verão, quando não está congelada, mostra todo seu azul único.

Como chegar: Ushuaia possui aeroporto. O voo de Buenos Aires dura 3h30.

Onde comer: Tem até um Hard Rock Café na cidade, mas a comida típica é o destaque. Do Armazém Ramos Generales, com sanduíches, sopas e snacks, ao Bodegón Fueguino, com excelentes carnes. Entre os pratos de frutos do mar, destacam-se El Viejo Marino e Maria Lola Restó.

Onde hospedar-se: Existem vários hotéis simpáticos no centro da cidade, como Lennox, Tierra del Fuego, Hotel de los Andes e Alto Andino. Para quem procura acomodações luxuosas, existem os famosos Los Cauquenes e resorts como Las Hayas e Arakur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário