sexta-feira, 21 de outubro de 2022

HondaJet Elite II é lançado em um dos principais eventos de aviação executiva do mundo, nos EUA


A aeronave que voa mais rápido, mais alto e mais longe de sua categoria (jatos leves), acaba de ficar ainda melhor: o novo HondaJet Elite II traz inovações que melhoram sua performance, segurança, conforto, design e aumentam significativamente o grau de automação. Tudo isso, sem perder o posto de mais econômico e mais ecológico entre os jatos leves.

“O HondaJet Elite II vem com alcance aumentado para 1.547 milhas náuticas – 110 milhas náuticas (aproximadamente 200 km) a mais de que seu modelo anterior. Isso permite, por exemplo, cobrir todas as capitais do Nordeste brasileiro a partir de São Paulo (capital)”, destaca Anderson Markiewicz, diretor de Vendas de Aeronaves da Líder Aviação. “Importante destacar que este modelo mantém a característica do HondaJet de melhor eficiência de combustível, com menor emissão de gases de efeito estufa que outros jatos bimotores de tamanho semelhante”, aponta Anderson.

O novo modelo virá equipado com Autothrottle (Controle Automático de Potência) e também com capacidade de Autoland (Pouso de Emergência Autônomo), aumentando ainda mais o grau de automação e segurança da aeronave e reduzindo a carga de trabalho do piloto. Além do sistema de Autoland, a segurança do HondaJet foi aprimorada com o advento do sistema ASAS, que ajuda o piloto não somente a detectar mudanças que prejudiquem a estabilidade da aeronave e sua direção de rota, como ajudam a corrigi-las. Há ainda alertas sonoros e visuais que são emitidos caso haja qualquer divergência do planejado para a aproximação ao aeroporto. Nos pousos, o implemento de ground spoilers* otimiza o desempenho de frenagem da aeronave.

Em relação ao design da parte exterior, a aeronave traz duas novas versões de pintura, em preto fosco e branco com faixa vermelha, além das cores já existentes. O interior também apresenta novidades, com novos padrões de cores em ônix e metálico, incluindo elementos com tons de madeira nos assentos e no piso.

O HondaJet continua extremamente confortável, com a característica que só ele oferece na categoria: os passageiros não precisam disputar espaço dentro da cabine, pois a distância entre assentos é grande o suficiente para que joelhos, pernas e pés não se toquem. Entre as novidades que trazem ainda mais conforto ao HondaJet, está o aprimoramento no tratamento acústico de ponta a ponta da aeronave, que proporciona mais silêncio e tranquilidade – característica que veio somar ao desenho inovador dos motores sobre as asas (Over-The-Wing Engine Mount - OTWEM), que faz com que as vibrações comuns aos motores à jato dissipem antes de atingirem a fuselagem. Este desenho, além de proporcionar o baixíssimo nível de ruído interno, também possibilita ampliar o espaço para bagagens.

Outras novidades que aumentam o conforto no interior do HondaJet Elite II estão o espaço adicional na regulagem dos assentos dos pilotos e a iluminação com configuração mais suave para voos noturnos.

O lavatório privativo continua equipado com pia e água corrente, com iluminação natural adicional por clarabóias no teto, tomada externa de serviço do toalete e porta de fechamento completo, garantindo total privacidade ao passageiro.

“Este lançamento mostra o quanto a Honda Aircraft busca sempre estar à frente da concorrência em tecnologia, segurança, conforto e performance”, conta Bruna Assumpção, superintendente das Unidades de Manutenção Executiva, Fretamento, Gerenciamento e Vendas de Aeronaves da Líder Aviação. “A parceria que temos com a Honda Aircraft, como representantes exclusivos do HondaJet no Brasil, está totalmente alinhada ao compromisso da Líder com a inovação e a excelência”, complementa Bruna.

*ground spoilers: superfícies de comando móveis posicionadas sobre as asas que contribuem para maior eficiência na frenagem durante o pouso.

HondaJet Elite II em números

- Número de ocupantes: 1 piloto + 7 passageiros ou 2 pilotos + 6 passageiros

- Alcance: 1547 milhas náuticas (2865 km)

- Velocidade máxima de cruzeiro: 422 nós (782 km/h)

- Teto operacional: 43.000 pés

- Capacidade do bagageiro: 1,75 m3

Nenhum comentário:

Postar um comentário