A TAM Aviação Executiva, representante oficial das fabricantes Beechcraft, Cessna e Bell, além da líder mundial em treinamentos, a FlightSafety, será, pela sexta vez consecutiva, a maior expositora da Labace, a mais importante feira do segmento na América Latina. Serão nove modelos expostos incluindo monomotores, turbo-hélices, jatos e helicópteros.
Além das aeronaves, que são sempre destaque no evento, a empresa traz para a feira todas as demais soluções em aviação executiva oferecidas por ela, como fretamento, atendimento doméstico e internacional, gerenciamento e administração de aeronaves, hangaragem, serviços de manutenção e venda de peças, além de treinamentos, mostrando a força e robustez do seu portfólio, o maior e mais versátil do país.
A empresa celebra o bom momento do setor, com mercado aquecido globalmente e o Brasil em papel de destaque. A demanda por aeronaves executivas não para de aumentar, e as posições, disputadas por todos os países, têm tido cada vez mais como destino os céus brasileiros. Para se ter uma ideia, a TAM Aviação Executiva fechou o ano de 2022 como a maior representante mundial destaque de vendas de helicópteros da Bell, além de ser a representante com mais vendas de jatos Citation, da Cessna, e aeronaves King Air, da Beechcraft, no mundo inteiro.
“O setor tem vivido uma fase muito boa, e a TAM, obviamente, tem sentido os reflexos positivos, sobretudo na área de vendas de aeronaves novas e seminovas. Para se ter uma ideia, temos aeronaves (quando falamos aeronaves, já estão incluídos aviões e helicópteros) com entrega agendada para daqui a 18 ou até 24 meses”, destaca Leonardo Fiuza, presidente da TAM Aviação Executiva. Segundo ele, os índices positivos atingem também as outras unidades de negócio da empresa. “Temos registrado altas em todas as áreas que atuamos. O Serviços Aéreos, por exemplo, vem crescendo significativamente. Nosso Centro de Serviços tem ampliado o número de atendimentos de manutenção e venda de peças. Assim como a procura por treinamentos em simuladores tem crescido ano após ano”, completa Fiuza.
O bom momento do mercado, aliado a um plano estratégico de longo prazo e consistente, tem feito a empresa realizar investimentos importantes. Um deles é a inauguração de uma nova sala VIP, a melhor e mais moderna para a aviação executiva em Congonhas, com ainda mais conforto, privilegiando a experiência na jornada dos seus clientes.
Outra novidade é que a TAM AE está investindo e caminhando para as próximas fases das certificações IS-BAH e IS-BAO, concedidas pelo International Business Aviation Council (IBAC). Trata-se de um conjunto de melhores práticas globais da indústria, projetado para aumentar a segurança e a eficiência das operações de atendimento aeroportuário da aviação executiva (FBO) em todo o mundo. No ano passado, a empresa foi a primeira sul-americana a obter as duas certificações.
Destaque também à implementação de um novo sistema ERP, para a gestão e operação da empresa, com o objetivo de otimizar processos e oferecer ainda mais eficiência. Esse sistema, parte do processo de transformação digital, agregará muito valor ao cliente.
Entre as boas notícias, a empresa celebra ainda os 20 anos de representação exclusiva no Brasil da FlighSafety, a número um na venda de treinamentos para pilotos, mecânicos e comissários de bordo em todo o mundo; o lançamento do modelo Citation Ascend, pela Cessna, que vem completar a família de jatos mais bem-sucedida do mundo e tornar a sua oferta de produtos ainda mais competitiva; e o anúncio iminente da certificação do Cessna SkyCourier, projeto promissor, que deve ganhar cada vez mais relevância aqui no Brasil, graças às demandas locais altamente alinhadas ao que o produto entrega.
“A Labace costuma ser um marco importante na concretização de muitos negócios e, também, o ponto de partida para tantos outros. O momento aquecido, somado ao trabalho bem feito que temos realizado ao longo do tempo, com a melhor oferta em produtos e serviços da aviação executiva no país, nos leva a crer que teremos uma outra boa edição do evento, com excelentes oportunidades de negócios. É nisso que estamos apostando”, destaca Fiuza.
Centro de Serviços
A unidade de negócios focada em serviços de manutenção tem ganhado cada vez mais relevância na empresa. Como consequência, o Centro de Serviços da TAM AE vem recebendo investimentos expressivos, tendo a sua capacidade de atendimento ampliada e o seu portfólio de serviços ainda mais diversificado.
No início deste ano, a empresa implementou o CS TAM, um canal de comunicação exclusivo e que centraliza todas as demandas dos clientes relacionadas à manutenção da sua aeronave. O objetivo era tornar a relação com o mercado mais ágil e melhorar ainda mais a experiência do cliente, que passou a resolver tudo em um único contato.
Como parte das ações de transformação do Centro de Serviços, no ano passado, a TAM AE abriu uma nova base em Goiânia (GO), onde são realizados serviços de manutenção preventiva e corretiva, tais como reparos, inspeções e upgrades em equipamentos de aeronaves da Textron. O local foi escolhido devido a sua localização estratégica, que facilita tanto o atendimento de aeronaves da própria região quanto as vindas de áreas mais distantes, como Norte e Nordeste do país. Com isso, a empresa ampliou seu hub de atuação para além das bases já estabelecidas, em Belo Horizonte (MG) e Jundiaí (SP).
“Estar em Goiânia tem se mostrado uma decisão acertada, pois nos conecta com um público que carecia de um atendimento especializado e de qualidade, em uma região extremamente relevante e com a aviação de negócios pujante. Os resultados têm sido ótimos e a tendência é que esses serviços continuem em crescimento”, destaca Wellington Amorim, diretor do Centro de Serviços da TAM Aviação Executiva.
Outro destaque do Centro de Serviços são os trabalhos de personalização de aeronaves realizados na base de Jundiaí, a maior para aeronaves executivas da América Latina, com uma área de mais 20.000 m². O local abriga uma das mais gabaritadas unidades de design e pintura de aviões do mundo, incluindo uma ampla cabine de pintura, que permite atender aos mais diversos jatos executivos de todos os fabricantes do mercado e recebe solicitações de diversos países.
A importância do negócio, assim como a demanda crescente por esse tipo de serviço, atesta novos investimentos previstos pela TAM AE em sua cabine de pintura. Vale destacar que recentemente a empresa fechou um contrato para a realização do serviço de pintura personalizada de 10 aeronaves Cessna Caravan da Azul Conecta, companhia aérea brasileira que opera voos regionais e domésticos e pertence à Azul Linhas Aéreas. “Temos recebido solicitações de grandes operadores, de diferentes modelos, para tratativas de pintura, devido à alta qualidade que oferecemos”, completa Wellington Amorim.
Serviços Aéreos
A unidade de Serviços Aéreos da TAM AE, responsável pelos serviços de Fretamento, Atendimento doméstico e internacional (FBO), Hangaragem, Gerenciamento e Administração de aeronaves, também colhe os frutos do bom momento do setor e registra alta em seus números.
“A cadeia de serviços ligada à aviação executiva foi muito demandada durante a pandemia, quando os voos privados ganharam ainda mais importância. Embora já tivessem um público cativo naquele período, vimos novos entrantes chegarem e adotarem os serviços como parte de suas estratégias de negócio. Com isso, os números da área registraram um crescimento elevado e permanecem em alta, mesmo agora no pós-pandemia”, afirma Heron Nobre, diretor de Serviços Aéreos e FBO.
A nova demanda fez com que a empresa acelerasse seu plano de desenvolvimento e tirasse da gaveta um projeto que vinha desenhando a tempos – a implementação de uma nova Sala VIP, a mais moderna para a aviação executiva em Congonhas. O espaço, recém-inaugurado, apresenta um conceito inovador, com ambientes integrados, mas que, ao mesmo tempo, oferece a privacidade que o cliente procura.
São mais de 350 m² distribuídos pelos 10 ambientes, incluindo lounges de espera, café, 3 salas de reunião, além de um espaço kids – um projeto arquitetônico moderno, elegante e sofisticado. Com isso, a empresa eleva o nível de conforto oferecido aos clientes que passam pela sua base, em São Paulo.
A empresa também tem investido em treinamento da equipe, na modernização dos seus hangares e na compra de novos equipamentos, com o objetivo de melhorar sua estrutura e operação e preparar-se para as próximas fases do IS-BAH e IS-BAO, duas das mais importantes certificações para operações e atendimento aeroportuário e voo no mundo. Vale destacar que a TAM AE já possui ambas as certificações e agora prepara-se para receber um grau mais elevado, que atestam padrões ainda mais rigorosos de qualidade e segurança.
Venda de Aeronaves
Detentora do maior e mais versátil portfólio de aeronaves executivas do país, composto por 22 produtos entre modelos de asa fixa (aviões mono e bimotores a pistão, turbo-hélices e jatos executivos) e de asa rotativa (entre monoturbinas, biturbinas e helicópteros parapúblicos), a empresa traz ao evento uma amostra dessa variedade e apresenta nove aeronaves ao público da feira. Confira a seguir a lista de aeronaves em exposição na Labace 2023.
A TAM AE, representante número 1 em vendas mundial de Citation no ano de 2022, premiação concedida em janeiro deste ano pela Textron Aviation, pousa na Labace com três modelos da família de jatos mais bem-sucedida do mundo: Citation Latitude, Citation CJ3+, Citation M2 Gen2.
O Brasil é o segundo maior mercado da linha Beechcraft King Air, atrás apenas dos Estados Unidos, com uma frota ativa de mais de 600 máquinas. Em 2022, a TAM AE foi representante número 1 em vendas de King Air no mundo.
Essa aeronave tonou-se uma das queridinhas do agronegócio no país, graças a sua versatilidade, robustez e confiabilidade, atributos indispensáveis para as operações no setor. Nesta edição da Labace, estarão em exposição dois sucessos: o King Air 360 e King Air 260.
De acordo com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o Brasil possui mais de 2 mil helicópteros. Desses, a maioria está em São Paulo, segundo dados da Associação Brasileira dos Pilotos de Helicóptero (Abraphe), e a região metropolitana e cidades vizinhas são detentoras da maior frota de helicópteros em operação no mundo, com 411 aeronaves registradas e cerca de 2.200 pousos e decolagens diários.
No Brasil, os helicópteros da Bell, representada com exclusividade pela TAM Aviação Executiva, tem uma participação de mercado de aproximadamente 20%. Esse número é tão relevante que, no ano passado, a TAM AE foi eleita a maior representante de vendas da Bell no mundo. Diante desse cenário, a empresa trouxe à Labace os dois modelos mais vendidos no país, o Bell 429 e o Bell 505 Jet Ranger X.
Nenhum comentário:
Postar um comentário