segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Emirates e Shell Aviation assinam acordo para fornecimento de SAF no hub da companhia aérea em Dubai


A Emirates anunciou hoje um acordo com a Shell Aviation para o fornecimento de mais de 300 mil galões de SAF misturado para uso em seu hub internacional em Dubai (DXB). Segundo o acordo, a primeira entrega de SAF no âmbito do acordo deve ser feita antes do fim do ano. Este será o primeiro fornecimento de SAF por meio do sistema de abastecimento do aeroporto DXB.

Este acordo faz parte da estratégia ambiental da Emirates, que se concentra em três áreas: redução de emissões, consumo responsável e conservação da vida selvagem e dos habitats.

Segundo o acordo, a Emirates poderá rastrear a entrega e os dados do SAF usando a plataforma Avelia, uma das primeiras soluções para SAF baseadas em blockchain do mundo. A plataforma é mantida pela Shell Aviation e Accenture, com suporte da Energy Web e American Express Global Business Travel. A Emirates vai usar a plataforma para adquirir SAF físico e verificar os atributos ambientais do combustível para ajudar a descarbonizar as suas emissões de Escopo 1, enquanto os atributos ambientais de Escopo 3 associados ao mesmo SAF físico serão adquiridos pela Shell Corporate Travel para ajudar a descarbonizar suas viagens de negócios. Com o uso da plataforma Avelia, o acordo mostra como as soluções “book and claim” permitem que companhias aéreas e empresas compartilhem os benefícios ambientais do SAF.

Sir Tim Clark, presidente da Emirates Airline, disse: “Estamos orgulhosos com a parceria feita com a Shell para disponibilizar pela primeira vez um fornecimento de SAF para a Emirates em Dubai e utilizar a plataforma Avelia que oferece aos viajantes de negócios a flexibilidade para alinhar suas metas de sustentabilidade e reduzir sua pegada ambiental ao viajar. Esperamos que esta colaboração se desenvolva ainda mais para garantir fornecimentos futuros contínuos de SAF em nosso centro, já que atualmente não há instalações de produção de SAF nos Emirados Árabes Unidos. A aviação desempenha um papel fundamental em Dubai e na economia geral do país; por isso, esperamos continuar colaborando com empresas e órgãos governamentais com ideias semelhantes na busca por soluções viáveis para aumentar a introdução de SAF, cujo fornecimento é hoje extremamente limitado, na cadeia de abastecimento de combustível de aviação e apoiar os esforços da Emirates para reduzir as emissões em nossas operações.”

Chu Yong-Yi, vice-presidente da Shell Corporate Travel, disse: “A Emirates e a Shell mantêm um relacionamento comercial de longa data, então é incrível usar esse histórico para trabalharmos juntos na descarbonização. Este acordo significa um passo à frente da indústria da aviação nos Emirados Árabes Unidos. Permitir o fornecimento de SAF pela primeira vez no DXB é um marco importante e um exemplo perfeito de como as diferentes partes da cadeia de valor da aviação têm um papel a desempenhar no progresso do SAF. Esperamos que esse acordo seja um trampolim para mais ações relacionadas a SAF em toda a indústria da aviação nos Emirados Árabes Unidos e na região, proporcionando mais um passo à frente na nossa jornada de zero emissão líquida.”

Como um combustível drop-in seguro e totalmente certificado, compatível com a frota de aeronaves e infraestruturas aeroportuárias atuais, o SAF pode ser misturado com combustível de aviação convencional numa proporção de até 50%, criando um combustível de aviação com emissões de carbono significativamente menores no ciclo de vida. Na sua forma pura, o SAF pode reduzir as emissões no ciclo de vida em até 80% em comparação com o combustível de aviação convencional.*

No início deste ano, a Emirates concluiu com sucesso o primeiro voo de demonstração com 100% de SAF na região. O primeiro voo da companhia aérea movido por SAF misturado com combustível de aviação foi realizado em 2017, que partiu de Chicago, operado por uma aeronave Boeing 777. A companhia aérea também utilizou SAF em voos de Estocolmo e atualmente opera voos de Paris, Lyon e Oslo com SAF misturado.

A Emirates participa de uma série de grupos de trabalho da indústria e do governo dos Emirados Árabes Unidos, e mantém contato contínuo com os grupos de interesse para ajudar a aumentar a produção e o fornecimento de SAF. No ano passado, a Emirates contribuiu com a GCAA (órgão de aviação civil dos Emirados Árabes Unidos) no desenvolvimento do roteiro de combustíveis Power-to-Liquid (PtL) dos EAU, promovido pelo Ministério da Energia e Infraestrutura dos EAU e pelo Fórum Econômico Mundial, e tem participado ativamente no Roteiro Nacional de Combustível Sustentável da Aviação dos Emirados Árabes Unidos, lançado em janeiro de 2023 pelo Ministério da Energia e Infraestrutura e pela GCAA.

*A estimativa real de redução de carbono com o SAF varia dependendo do método de produção; a redução de 80% é o limite máximo disponível comercialmente hoje. Ref.: IATA, Developing Sustainable Aviation Fuel (SAF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário