A Azul Cargo Express está celebrando dois anos de operação de sua frota Classe F, marcando mais um capítulo de sucesso em sua trajetória de inovação e excelência logística. Desde o lançamento em fevereiro de 2022, as cinco aeronaves Embraer E195 convertidas em cargueiros alcançaram uma série de marcos que consolidaram a posição da unidade de logística da Azul como líder na indústria de transporte aéreo de carga.
Desde as primeiras decolagens, essas aeronaves acumularam mais de 18 mil horas de voo, transportando 15,3 milhões de pacotes (e-commerce), totalizando 33,3 mil toneladas de carga. Também estrearam mais um pioneirismo da Azul no setor. Com uma capacidade exclusiva de converter e reverter, em apenas 10 dias, aeronaves de transporte de Clientes em cargueiros e vice-versa, a Azul Cargo demonstrou uma flexibilidade sem precedentes na adaptação de sua frota às necessidades do mercado, permitindo uma resposta ágil às flutuações sazonais e demandas emergentes.
O projeto que levou ao know-how inédito de conversão das aeronaves envolveu uma série de etapas de testes e aprendizados, desde a elaboração e planejamento conceitual em parceria com a LHColus Tecnologia, passando por voos de ensaio e de desenvolvimento até a certificação final junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Mais do que uma inovação tecnológica, essa conquista reforçou o compromisso da Azul com a segurança – e, portanto, com a integridade das operações e a proteção da carga – graças a um sistema inédito e avançado de detecção de calor e fogo com alarmes e câmeras termográficas que acompanha essa transformação do E195 em cargueiro.
Além disso, a frota Classe F tem desempenhado um papel fundamental na expansão do alcance da companhia, graças à sua capacidade de operar em aeroportos de menor porte, sem a necessidade de infraestrutura específica para o desembarque de carga. Isso tem permitido o acesso da Azul Cargo a novos mercados de maneira eficiente e econômica, impulsionando seu crescimento e fortalecendo sua posição como líder do setor. Desde o seu lançamento em 2022, o cargueiro Classe F já transportou cargas em 15 aeroportos, são eles: Belém (PA), Campinas (SP), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Maceió (AL), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), São Luís (MA), Teresina (PI) e Vitória (ES).
Para Izabel Reis, diretora da Azul Cargo Express, a inclusão do cargueiro Classe F nas operações da unidade logística da Azul foi um marco revolucionário. "Estamos imensamente felizes em celebrar os dois anos de sucesso com o Classe F, porque reforçamos nosso compromisso com a inovação contínua e a entrega de serviços de transporte aéreo de carga de alta qualidade. Com uma visão centrada nos nossos Clientes e uma dedicação à excelência operacional que só a Azul tem, continuamos a elevar os padrões da indústria e a moldar o futuro do transporte aéreo no Brasil", destaca a diretora.
Dois anos da frota Classe F da Azul Cargo:
· Know-how in-house para converter e reverter o E195 de Cliente em Classe F em até 10 dias;
· 15,3 milhões de pacotes transportados (e-commerce), média de 669,8 mil/mês;
· 18.200 horas de serviço;
· 33,3 mil toneladas de peso bruto transportados;
· Ao todo, o Classe F já transportou cargas para 15 aeroportos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário