sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Aeroporto de Viracopos recebe Antonov AN-12 para exportação de carga do segmento metal mecânico

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), recebeu na última quarta-feira (04/09) o Antonov AN-12, de matrícula UR-CEZ, da empresa aérea ucraniana Cavok Air. A aeronave, que decolou de Georgetown, na Guiana, fez uma escala no Brasil para o transporte de uma carga de aproximadamente 11 toneladas do segmento metal mecânico.

Após pousar em Viracopos, às 17h51, o Antonov AN-12 permaneceu no aeroporto até a manhã desta quinta-feira (05/09), quando decolou às 08h58 com destino a Fortaleza (CE), continuando sua operação de transporte.

O modelo Antonov AN-12 possui quatro motores turbo-hélices e foi fabricado na época da extinta União Soviética pela Antonov Design Bureau, situada no território que hoje corresponde à Ucrânia.

Conhecido por sua robustez e versatilidade, o AN-12 é capaz de transportar cargas de grandes dimensões, muitas vezes maiores que as suportadas por aviões cargueiros convencionais. Com 33 metros de comprimento e capacidade para até 20 toneladas de carga útil, este modelo continua sendo um dos mais relevantes no transporte aéreo de cargas especiais.


A operação foi considerada um sucesso pelas equipes de logística de Viracopos, reforçando a importância do aeroporto como um hub de transporte de cargas estratégicas e complexas na América Latina.

Sobre o TECA de Viracopos

O Terminal de Carga (TECA) de Viracopos processa 1/3 de toda a carga que chega ao país pelo modal aéreo. Estrategicamente localizado entre as principais rodovias do país, o aeroporto também está posicionado entre os mais importantes polos industriais, comerciais e tecnológicos do Brasil.

Entre os pilares apresentados pelo time de carga de Viracopos estão a eficiência no recebimento e na liberação da carga; a capacidade operacional de alta performance; e a utilização das melhores práticas em gestão, movimentação e armazenagem de cargas.

O Terminal de Carga de Viracopos apresenta uma capacidade operacional de alto rendimento com soluções customizadas para os clientes. Com uma área total de 90 mil m², o TECA apresenta sistema de monitoramento de segurança, sistema de transelevadores, instalações específicas para cargas vivas e posições estratégicas para aeronaves cargueiras em frente ao terminal.

O TECA também possui uma estrutura dedicada para o segmento de Cadeia Fria, com 3,1 mil m² de área e 11 câmaras frias com antecâmara que garantem a manutenção da temperatura. O aeroporto também possui uma câmara fria de congelados com ponto de ajuste de -18ºC, além de oferecer controle e monitoramento de temperatura 24 horas.

(Foto: Reinaldo Deckleva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário