terça-feira, 19 de novembro de 2024

Fairmont Rio de Janeiro Copacabana recebe a certificação internacional Green Key

A 19ª edição da reunião de Cúpula do G20 traz a sustentabilidade para o debate mundial e a coloca como uma das protagonistas na construção de um futuro mais inclusivo para as próximas gerações. Por isso, o papel das empresas que priorizam a agenda ESG é fundamental para a nova realidade mundial que reitera que negócios podem e devem ser orientados por propósitos. Um bom exemplo é o Fairmont Rio de Janeiro que, desde a inauguração, em 2019, mantém o compromisso global com a adoção de medidas para reduzir impactos ambientais. O hotel — que tem a sustentabilidade como um dos principais pilares — acaba de receber a certificação Green Key, considerado o principal programa de excelência no campo da responsabilidade social e ambiental dentro da indústria do turismo em todo o mundo.

Este prestigiado selo foi entregue ao hotel, atestando que foram cumpridos os rigorosos critérios socioambientais estabelecidos pela FEE — Foundation for Environmental Education —, sendo reconhecido por suas práticas sustentáveis. O Fairmont é o único na cidade do Rio de Janeiro a conquistar o selo e passou por uma auditoria que avaliou quesitos, como consumo de recursos, compromisso com a economia circular, apoio à comunidade local, tratamento igualitário e direitos das pessoas, entre outros. Com isso, teve o reconhecimento por implementar boas práticas de ESG e se junta ao seletíssimo grupo de dez hotéis no Brasil que assumiram o compromisso de contribuir para um planeta mais sustentável.

O Fairmont é o único na cidade do Rio de Janeiro a conquistar o selo. O hotel passou por uma auditoria que avaliou quesitos, como consumo de recursos, compromisso com a economia circular, apoio à comunidade local, tratamento igualitário e direitos das pessoas, entre outros. Com isso, teve o reconhecimento por implementar boas práticas de ESG e se junta ao seletíssimo grupo de dez hotéis no Brasil que assumiram o compromisso de contribuir para um planeta mais sustentável.

“Estamos muito felizes e orgulhosos por essa conquista, pois esse merecido reconhecimento é o resultado de nosso compromisso com a causa socioambiental desde a nossa abertura, em 2019. Todas as iniciativas reiteram a importância desse pilar tão fundamental para a marca Fairmont e nos motiva a incentivar um turismo cada vez mais responsável e sustentável”, diz Netto Moreira, gerente-geral do Fairmont Rio de Janeiro Copacabana.

"Reconhecer o Fairmont Rio de Janeiro Copacabana com o selo Green Key é celebrar uma gestão que vai além da hospitalidade. O compromisso do hotel com práticas que respeitam o meio ambiente e a comunidade local demonstra que é possível aliar excelência na hospitalidade com responsabilidade socioambiental. Estamos orgulhosos de reconhecer esse esforço que, além de reduzir o impacto ambiental, também inspira outros empreendimentos a seguirem o mesmo caminho, contribuindo para um futuro mais sustentável no setor hoteleiro”, afirma Leana Bernardi, coordenadora nacional do Programa Green Key. 

Iniciativas que fizeram o Fairmont Rio ser reconhecido com o Green Key

Ser parte do seleto grupo de empreendimentos turísticos com a certificação não é um acaso. A rede Fairmont Hotels & Resorts é a primeira entre os hotéis de luxo a abraçar a causa sustentável e permanece há quase 30 anos com compromisso em atingir as metas de redução de emissões.

Desde a inauguração, em 2019, o Fairmont Rio de Janeiro Copacabana mantém o compromisso global com a adoção de medidas para reduzir impactos ambientais. Todos os recursos naturais utilizados foram extraídos de forma legal e mais de 90% dos resíduos gerados pela obra foram beneficiados por meio de reciclagem ou reaproveitamento, o que garantiu o ACQUA-HQE, certificado internacional de construção sustentável, desenvolvido a partir da certificação francesa Démarche HQEtm (Haute Qualité Environnementale).

Todo esse cuidado se revela também no dia a dia, na redução de desperdício e no uso de materiais recicláveis na rotina operacional, além de economia de água e energia e com mutirões de limpeza de praias. Até mesmo o projeto paisagístico foi criado visando à redução do consumo de água, com escolha de vegetação com baixa necessidade de rega e respeitando a flora local. 

O hotel também faz parte do programa de reaproveitamento de alimentos com apoio da startup ‘Comida Invisível’ — certificada pela FAO/ONU com selo Save Food. As ações do projeto focam no consumo consciente e na implementação de depósitos de sobras ecologicamente corretos para toda a equipe Fairmont Rio. O estabelecimento também faz parte do programa mundial do Grupo Accor, o FOOD Waste, que tem o objetivo de reduzir em até 60% o desperdício alimentar em todos os hotéis até 2030. Este objetivo excede em 10% os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

O Fairmont também apoia a comunidade do entorno, buscando valorizar os pequenos produtores locais e movimentando a economia do estado.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário