segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

Caça turco KAAN conclui com sucesso teste de pós-combustão de motor duplo


O caça turco KAAN, desenvolvido pela Turkish Aerospace com recursos domésticos e nacionais, passou com sucesso por outro marco crítico. Durante os testes em solo, o KAAN ativou seu sistema de pós-combustão em ambos os motores pela primeira vez.

Desenvolvido sob a Presidência das Indústrias de Defesa (SSB) para atender à necessidade do Comando da Força Aérea Turca por caças de última geração, o KAAN coloca a Turquia entre o grupo exclusivo de apenas quatro nações capazes de produzir caças de quinta geração.

Ostentando capacidades avançadas, como manobrabilidade superior, baixa visibilidade de radar, projeto de aviônicos de arquitetura aberta, consciência situacional aprimorada e segmentação de precisão, o KAAN já concluiu seu voo inaugural em 21 de fevereiro e seu segundo voo em 6 de maio.


Comentando sobre o teste de pós-combustão, o presidente e CEO da Turkish Aerospace, Mehmet Demiroğlu, declarou: “Continuamos a deixar um legado duradouro na história da aviação. Ativar com sucesso um pós-combustor em um motor a jato não é apenas uma conquista técnica; é um triunfo de disciplina e trabalho em equipe. Este marco não é meramente um testamento do sucesso de hoje, mas também uma inspiração para perseguir objetivos ainda maiores para o futuro. Estendo minha sincera gratidão a todos os meus colegas que contribuíram para esta conquista.”

A KAAN continua representando um salto transformador para as indústrias aeroespacial e de defesa da Turquia, abrindo caminho para futuras inovações e avanços tecnológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário