domingo, 23 de março de 2025

Simpósio Mundial de Dados da IATA reune indústria para exploração de dados, tecnologia e segurança cibernética

A Associação de Transporte Aéreo Internacional (IATA) concluiu com sucesso seu primeiro Simpósio Mundial de Dados (WDS, na sua sigla em inglês) com um amplo consenso sobre três prioridades:

1 - Usar dados mais intensamente para obter valor: Com melhorias na inteligência artificial e na análise preditiva, a contribuição da rica coleta de dados da aviação impulsionará melhorias na eficiência, experiência do passageiro e sustentabilidade. A indústria precisa trabalhar em conjunto para aproveitar a oportunidade, estabelecendo estruturas claras de propriedade de dados, investindo em novas soluções e atraindo talentos.

2 - Inovar integrando soluções de tecnologia: Inovações como computação em nuvem, automação e identidade digital estão provando seu valor na melhoria da eficiência e na redução de custos. A indústria precisa trabalhar de forma conjunta para modernizar os padrões e otimizar esse potencial, integrando soluções para que a jornada do passageiro seja perfeita, desde a reserva até a entrega da bagagem.

3 - Construir resiliência cibernética: A necessidade de segurança cibernética robusta cresce em conjunto com o uso da tecnologia, principalmente porque integra vários participantes nas cadeias de valor de viagens e carga aérea. O setor deve trabalhar em conjunto para compartilhar informações de forma ainda mais eficiente para proteger a infraestrutura crítica, garantir a integridade dos dados e salvaguardar a confiança dos passageiros.

"O primeiro WDS da IATA reforçou o papel crítico dos dados, tecnologia e segurança cibernética na formação do futuro da aviação. Também demonstrou claramente que, trabalhando juntos em toda a cadeia de valor da aviação para compartilhar informações e modernizar os padrões, criamos um enorme potencial para beneficiar nossos clientes com experiências de viagem e remessa ainda mais eficientes. Este foi o nosso primeiro WDS, mas com tanto potencial evoluindo a cada dia, não será o último", declara Kim Macaulay, diretora de informações e dados da IATA.

O Simpósio Mundial de Dados da IATA foi organizado pela Aer Lingus em Dublin e recebeu mais de 700 participantes.

Casos de uso para IA e identidade digital na aviação

Com relação às áreas de foco do WDS - dados, tecnologia e segurança cibernética -, a IATA revelou os resultados de três programas de prova de conceito (PoC, na sigla em inglês) trabalhados com empresas que fazem parte do Programa de Parcerias Estratégicas da IATA:

- Processo de aceitação de carga: O PoC demonstrou a eficiência do uso de um modelo de linguagem ampla (large language model ou LLM, na sigla em inglês) para gerenciar a conformidade regulatória no processo de aceitação de carga aérea. Também proporcionou benefícios mais amplos em termos de redução de desperdício, otimização do espaço de carga, maior satisfação do cliente e redução de desperdício/perda. De forma mais ampla, o PoC mostrou como os LLMs têm o potencial de apoiar a conformidade regulatória no setor de transporte aéreo.

- Integração de agências: este PoC analisou como o uso da identidade digital pode reduzir o tempo e o esforço necessários para integrar novos agentes, reduzindo o potencial de fraude. Ao implementar credenciais de identificação digitais de funcionários da agência, o processo de integração pode ser automatizado, vinculando os perfis da agência ao acesso do agente sem problemas. Essa estrutura garantirá uma verificação de identidade segura e confiável, reduzindo significativamente o tempo e o esforço de integração de sete dias úteis para sete segundos.

- Direitos do passageiro: Este PoC analisou como as credenciais de identidade digital (armazenadas como credenciais virtuais em uma carteira digital em seu telefone celular) para viajantes poderiam ser combinadas para automatizar processos como acesso ao lounge e a bordo. Isso considerará a identidade do passageiro, a classe de viagem, os direitos do programa de fidelidade e as compras auxiliares. Embora se espere que leve algum tempo para acostumar os viajantes ao uso de credenciais de identidade digital, há um tremendo potencial para simplificar o passaporte regulatório e outras verificações de identidade.

"Desde a otimização dos processos de carga até o fortalecimento do gerenciamento de identidade e o aprimoramento da experiência do passageiro, a IA e a identidade digital já estão transformando os principais processos da aviação. Por meio do programa de Prova de Conceito de Dados e Tecnologia da IATA, estamos colaborando em todo o setor para pensar e explorar o máximo possível sobre como todas as companhias aéreas, viajantes e transportadores podem obter o máximo com a aplicação de IA e identidade digital a processos comuns", complementa Macaulay.

Mais detalhes disponíveis no documento PoC

O Simpósio Mundial de Dados foi precedido por um hackathon, com os vencedores anunciados em 27 de fevereiro de 2025.

O WDS da IATA foi o segundo de vários eventos que a Associação realizará ao longo de 2025 e foi introduzido durante o IATA World Legal Symposium, que ocorreu de 18 a 20 de fevereiro. Mais detalhes podem ser encontrados aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário