segunda-feira, 7 de julho de 2025

Cayenne Electric camuflado demonstra desempenho e versatilidade


Há mais de 20 anos, o Porsche Cayenne é sinônimo de versatilidade única. A versão totalmente elétrica irá se basear nesse legado, combinando desempenho, praticidade para o dia a dia, conforto em longas distâncias e aptidão off-road como nunca antes. Muito antes do lançamento oficial deste novo modelo, a Porsche já deu uma amostra desse potencial durante a produção de um filme na Inglaterra.

Suspensão ativa garante estabilidade e precisão para novo recorde

A Porsche demonstrou o potencial de alta performance de seu futuro SUV totalmente elétrico em um local histórico: na subida de montanha de Shelsley Walsh, realizada desde 1905 e considerada um dos eventos de automobilismo mais antigos do mundo, um protótipo próximo à produção participou de uma filmagem enquanto dividia espaço com competidores do British Hillclimb Championship. Gabriela Jílková, piloto de simulador e desenvolvimento da equipe TAG Heuer Porsche Formula E, conduziu o Cayenne Electric camuflado pela pista asfaltada, que em alguns trechos tem apenas três metros e meio de largura, inclinação de até 16,7% e extensão total de 1.000 jardas (914 metros). O resultado foi um sucesso: logo na primeira tentativa, Jílková superou o recorde anterior para um SUV em mais de quatro segundos. “O percurso é desafiador e não perdoa erros”, comentou após a prova. “Não há áreas de escape nem espaço para correções. Mas a suspensão ativa oferece ao novo Cayenne uma estabilidade e precisão enormes. Eu me senti totalmente confiante o tempo todo.”

O Cayenne Electric estava equipado com o Porsche Active Ride, tecnologia que será oferecida no SUV futuramente. O chassi ativo mantém a carroceria nivelada em todas as situações, mesmo durante frenagens, esterçamentos e acelerações dinâmicas, garantindo uma conexão perfeita com a pista por meio de uma distribuição equilibrada da carga nas rodas. “O Porsche Active Ride amplia significativamente o espectro entre dinâmica de condução e conforto de rodagem no novo Cayenne”, explica Michael Schätzle, Vice-Presidente da Linha de Produto Cayenne.

Além do tempo recorde de 31,28 segundos, outro número chamou a atenção em Shelsley Walsh: o primeiro ponto de medição, a 60 pés (18,3 metros) da linha de largada, foi alcançado em apenas 1,94 segundo. Somente monopostos de corrida com pneus slick, projetados especificamente para isso, haviam conseguido tal marca no evento — o que dá uma ideia do desempenho de aceleração do novo SUV totalmente elétrico da Porsche, que utilizava pneus convencionais de verão. Schätzle garante que o ajuste final do Cayenne Electric ainda está em andamento antes do lançamento, “mas o sistema de propulsão e o equipamento do carro que bateu o recorde já estavam em nível de produção”.

Sistema robusto garante capacidade de reboque equivalente a veículos a combustão

Na Inglaterra, a Porsche não mostrou apenas a performance do Cayenne Electric, mas também sua adequação para o uso diário. O apresentador de TV britânico Richard Hammond usou o protótipo camuflado, durante uma filmagem, para transportar um carro clássico de mais de 100 anos, pesando mais de duas toneladas, de sua oficina em Hereford até sua garagem. Apesar do peso total com o trailer chegar a cerca de três toneladas, o Cayenne Electric executou a tarefa sem dificuldades, segundo Hammond: “Estávamos rebocando um peso significativo, mas nem parecia — o Cayenne fez isso sem esforço.”

A Porsche projetou o Cayenne Electric com uma estrutura robusta em termos de carroceria, sistema de tração e gerenciamento térmico de seu sistema de alta voltagem, garantindo que o SUV atenda a todos os requisitos para ser um dos primeiros BEVs do mundo a alcançar uma capacidade de reboque de até 3,5 toneladas, dependendo da configuração, e obter a homologação correspondente — assim como o atual Cayenne a combustão. “Nossos clientes sempre valorizaram a alta versatilidade do Cayenne”, complementa Schätzle. “Por isso, não queríamos fazer concessões no desenvolvimento do modelo totalmente elétrico.”


New performance benchmarks through electrification

“Nossos clientes continuarão a ter à disposição modelos potentes e eficientes com motor a combustão e híbridos por boa parte da próxima década, e estamos investindo pesado no desenvolvimento da geração atual”, afirma Schätzle. “No entanto, só conseguimos atingir o nível de desempenho demonstrado publicamente pela primeira vez na Inglaterra graças ao potencial da eletrificação. O Cayenne Electric estabelecerá novos padrões — sem abrir mão da praticidade e da usabilidade para o dia a dia.”

A Porsche planeja outra aparição pública na Inglaterra com o SUV que bateu o recorde em Shelsley Walsh: o protótipo camuflado estará exposto no Goodwood Festival of Speed, de 10 a 13 de julho de 2025. O filme com Richard Hammond e o Cayenne Electric pode ser visto, entre outras plataformas, no Porsche Newsroom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário