domingo, 19 de outubro de 2025

Lockheed Martin e Bélgica celebram a chegada da primeira aeronave F-35 belga


A primeira aeronave F-35A Lightning II da Bélgica a ser alocada no país chegou à Base Aérea de Florennes. A Lockheed Martin participou da cerimônia de chegada organizada pela Força Aérea Belga na base para celebrar a incorporação oficial do F-35 às operações da Força Aérea Belga.

"Juntamente com nossos aliados da OTAN e europeus, estamos construindo um muro de F-35 — um escudo de mais de 700 aeronaves protegendo nossos céus europeus", disse o General Frederik Vansina , Chefe da Defesa das Forças Armadas Belgas. "Esse muro não é um símbolo de agressão, mas de determinação. Ele diz em alto e bom som: os céus da Europa pertencem àqueles que defendem a liberdade, não àqueles que buscam destruí-la."

"Com o F-35, a Bélgica está reconquistando seu lugar entre as principais forças aéreas do mundo, equipadas com a tecnologia mais avançada, integradas em um ambiente multinacional e interconectado", disse o Major-General Geert De Decker , Comandante da Força Aérea Belga.

"O F-35 é uma prova do poder do poder aéreo aliado, proporcionando uma vantagem crucial a todos que o operam. Como vimos em operações recentes no flanco leste da Europa , esta aeronave está fazendo a diferença na dissuasão e defesa da OTAN", disse Greg Ulmer , presidente da Lockheed Martin Aeronautics. "Há mais de 70 anos, temos orgulho de ser parceiros da Bélgica para fortalecer sua base industrial de segurança nacional e defesa, e este marco é um passo importante para garantir que a Força Aérea Belga continue à frente das ameaças adversárias nas próximas décadas."

O F-35, comprovado em combate, é o caça preferido de 20 nações aliadas – incluindo 13 na Europa – com operações ativas em 16 forças e mais de 1.900 fornecedores globais. Ao proporcionar estabilidade, interoperabilidade e valor incomparável, o programa serve como uma forte rede de dissuasão integrada, reforça parcerias e impulsiona a base industrial de defesa aliada.

Incluindo as aeronaves entregues no país, a Bélgica recebeu 11 de suas 34 aeronaves F-35A. Oito aeronaves estão estacionadas na Base Aérea de Luke, no Arizona , onde pilotos e mantenedores belgas realizam treinamento. Em julho, a Bélgica anunciou sua intenção de adquirir 11 F-35As adicionais, o que elevaria o programa total registrado para 45 aeronaves.

Sobre o F-35 Lightning II

Mais de 1.245 caças F-35 estão atualmente em operação em todo o mundo, e a frota ultrapassou 1 milhão de horas de voo. O F-35, comprovado em combate, opera a partir de 50 bases em todo o mundo, incluindo 10 países operando em solo nacional. À medida que os adversários avançam e as aeronaves tradicionais envelhecem, o F-35 é fundamental para manter o domínio aéreo nas próximas décadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário