O Grupo Abra, que reúne as empresas aéreas GOL, Avianca e Wamos Air, junto da Sumitomo Corporation do Brasil, uma subsidiária da Sumitomo Corporation, empresa líder em comércio integrado e atuante em diversos setores por meio de uma rede global, anunciaram a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) para acelerar a identificação de soluções industriais voltadas à descarbonização do setor de transporte aéreo.
Sob o MoU, a Abra, que atua no Brasil por meio da GOL, e a Sumitomo irão trabalhar em conjunto, aliadas aos governos do Brasil e do Japão, para viabilizar a implementação de um acordo de Joint Crediting Mechanism (JCM), medida implementada pelo governo japonês que financia projetos de descarbonização em países parceiros, entre o Brasil e o Japão, conforme o Artigo 6.2 do Acordo de Paris. A iniciativa é um primeiro passo para um fornecimento a longo prazo de SAF entre a Abra e a Sumitomo.
A demanda global por SAF deve atingir 400 milhões de toneladas até 2050, com a alta procura proveniente de economias com disponibilidade limitada de matérias-primas, como Japão, Singapura e União Europeia, o que aumenta a pressão sobre a indústria da aviação para se descarbonizar. Neste ponto, o Brasil está bem posicionado para se tornar um líder global na produção de SAF, apoiado por abundância em matérias-primas, uma longa tradição nas indústrias de etanol e biodiesel, além de um forte compromisso com a energia renovável. No entanto, assegurar um financiamento para projetos de SAF, e garantir que os brasileiros continuem a ter acesso essencial e democrático ao transporte aéreo, continuam sendo desafios centrais. O acordo de JCM tem potencial para preencher essas lacunas. A medida é uma ação bilateral de compensação de carbono do Japão, iniciada em 2011, que permite ao país colaborar com economias em desenvolvimento para acelerar projetos de redução de emissões no exterior, recebendo em troca parte dos créditos de carbono gerados, os quais contribuem para o cumprimento das metas climáticas nacionais do Japão.
A atuação conjunta entre Abra e Sumitomo oferece benefícios mútuos, ao mesmo tempo em que traz vantagens diretas para os governos do Brasil e do Japão, produtores de SAF no Brasil, companhias aéreas e passageiros de ambos os países.
“Em um momento em que o financiamento para projetos de SAF é desafiador devido às incertezas do mercado, a evolução das relações entre países e soluções criativas que aproveitam os pontos fortes de diferentes regiões do mundo representam o melhor caminho a seguir. Esta iniciativa conjunta é um passo importante rumo ao alinhamento climático global, conectando o compromisso do Japão com a descarbonização à capacidade única do Brasil para a produção de SAF e à sua necessidade de manter uma conectividade aérea acessível”, comenta Maria Del Mar Whittaker, Diretora-Executiva de Responsabilidade Corporativa do Grupo Abra.
“A colaboração entre Abra e Sumitomo terá como foco o desenvolvimento de uma estrutura transparente de apoio à indústria de SAF no Brasil. Além de promover soluções sustentáveis, ao mesmo tempo buscamos soluções relacionadas aos custos. Com cooperação bilateral e a inovação compartilhada, buscamos incrementar o potencial da aviação sustentável em larga escala, em pleno alinhamento com o Acordo de Paris e os objetivos da COP30”, explica Maria.
Takamasa Ueda, Diretor Sênior da Sumitomo Corporation no Brasil e Head da iniciativa de inovação em energias sustentáveis, explica os propósitos da parceria para a empresa: “Para acelerar o desenvolvimento da produção de SAF em escala global, é essencial adotar uma abordagem criativa aliada a superação dos principais desafios enfrentados nesse setor emergente. A Sumitomo está ativamente envolvida no desenvolvimento do mercado de SAF em todo o mundo e acredita firmemente que o Brasil, com seus recursos e matérias-primas, tem um enorme potencial para se tornar um importante polo de fornecimento de SAF no mercado global”
“Nossa parceria reforça a parceria pioneira entre Brasil e Japão para criar uma solução economicamente viável e ambientalmente sustentável. O acordo de JCM é um elemento fundamental e de enorme potencial para o Brasil, que impulsionará o avanço da indústria global de aviação sustentável”, finaliza Takamasa.
À medida que o mundo volta sua atenção para o Brasil durante a COP30, iniciativas como a nova parceria do Grupo Abra reforçam o compromisso com a aviação sustentável e a democratização do transporte aéreo, pilares que convergem com o propósito da GOL Linhas Aéreas de "Ser a Primeira para Todos". Como um importante defensor de políticas de aviação responsáveis, o Grupo Abra mantém seu papel de proteger e promover a conectividade, a mobilidade econômica, a integridade ambiental, o impacto social e a inovação de mercado em toda a América Latina.

Nenhum comentário:
Postar um comentário