Embora a configuração final da aeronave evolua com base nos dados gerados pela operação do modelo no ar e na água, o modelo é bastante representativo do projeto definitivo do PHA-ZE 100. Os detalhes incluem um sistema de propulsão elétrica distribuída baseado em oito motores elétricos, configuração aerodinâmica avançada e grandes janelas na cabine de pilotagem e na cabine de passageiros .
Os testes estão sendo realizados na Itália, terra natal de Max Pinucci, chefe de design da JEKTA . A rica história do país com hidroaviões tem se mostrado uma fonte de inspiração para Pinucci e toda a equipe da JEKTA, e os testes do projeto de próxima geração do PHA-ZE 100 estão dando continuidade a esse legado.
O CEO e cofundador da JEKTA, George Alafinov, diz: “O modelo em escala 1:9 é grande o suficiente para fornecer dados representativos da aeronave em tamanho real e nos permite expandir com eficiência o envelope de testes, ao mesmo tempo que verificamos os dados já coletados em nossa modelagem computacional. Continuaremos a refinar a configuração da aeronave com base nas descobertas dos testes em modelo e a incorporar esses dados em nossos modelos digitais, garantindo a maturidade da aeronave enquanto trabalhamos para introduzi-la na rede global de transporte aéreo em 2030.”
Com suas diversas capacidades operacionais, configurações internas adaptáveis e parâmetros operacionais economicamente atrativos, o PHA-ZE 100 pode atender a uma gama crescente de demandas operacionais. Desde o seu lançamento em 2022, a JEKTA já confirmou mais de US$ 1,35 bilhão em encomendas futuras do PHA-ZE 100 e tem previsão de iniciar a produção em 2030/2031.

Na foto acima o modelo em escala 1:9 do PHA-ZE 100 mostra como a aeronave anfíbia pousará em seu casco de hidroavião, apoiada por flutuadores laterais sob as asas. A aeronave em tamanho real incluirá trem de pouso retrátil com rodas para operações anfíbias.
Sobre a Jekta
Liderada por George Alafinov, a equipe internacional da JEKTA possui mais de duas décadas de experiência no projeto e construção de hidroaviões, incluindo aeronaves ultraleves (ULA) e variantes maiores de 8 lugares, e está perfeitamente posicionada para fornecer uma nova aeronave anfíbia à rede global de transporte aéreo.
Sobre o PHA-ZE 100
O hidroavião anfíbio PHA-ZE 100, totalmente elétrico e construído em material compósito, será movido a células de combustível de hidrogênio e certificado segundo as normas da Parte 23 para aeronaves de passageiros de asa fixa. O PHA-ZE 100 foi projetado para transporte regional sustentável, VIP, corporativo, aeromédico ou de carga, oferecendo baixos custos operacionais, conforto sem precedentes e configurações flexíveis para facilitar operações em diversos ambientes.
O PHA-ZE 100 operará em águas costeiras com ondas de até 1,2 m de altura, bem como em lagos, vias navegáveis e em pistas pavimentadas e não pavimentadas, utilizando seu trem de pouso retrátil padrão.

Nenhum comentário:
Postar um comentário