terça-feira, 6 de janeiro de 2026

Emirates SkyCargo acelera crescimento e planeja dobrar capacidade operacional em 2026

A Emirates SkyCargo encerra o ano com um roteiro planejado para 2026, após investimentos significativos na melhoria de sua frota e rede, na criação de novas parcerias estratégicas, na reformulação do cenário digital e no lançamento de novos produtos ao longo dos últimos 12 meses.

“Em 2025, construímos a pista para o que vem a seguir. Fortalecemos os pilares centrais do nosso negócio ao expandir nossa rede e inovar em nosso portfólio de produtos e operações para entregar o que nossos clientes precisam hoje – e amanhã. 2026 promete ser um ano decisivo para a expansão da nossa frota, com a entrega prevista de até 10 Boeing 777F até dezembro, impulsionando nossa próxima era de crescimento. Esse aumento de capacidade abre oportunidades para a expansão da malha e dos horários, oferece mais flexibilidade para escalar nossas soluções e nos permite entregar ainda mais valor em toda a nossa rede global”, afirma Badr Abbas, Vice-Presidente Sênior Divisional da Emirates SkyCargo.

Frota mais forte, rede mais ampla e impacto maior

No início do ano passado, os primeiros Boeing 777F da Emirates SkyCargo foram entregues, seguidos por mais duas aeronaves nos meses seguintes, permitindo à companhia aposentar aeronaves mais antigas e cumprir seu compromisso de operar uma das frotas mais novas do mundo. Atualmente, a frota conta com 11 Boeing 777F e 5 Boeing 747 operados em regime de wet lease (arrendamento com tripulação). A primeira aeronave de passageiros da Emirates entrou no programa de conversão, com previsão de iniciar operações como cargueira completa em 2026. Até o final do próximo ano, a Emirates SkyCargo pretende operar pelo menos 21 cargueiros, adicionando capacidade significativa às operações atuais.

Cumprindo sua visão de longo prazo de ampliar os destinos cargueiros em sua rede, em 2025 a companhia lançou serviços cargueiros para oito novos destinos: Copenhague, Narita, Bangkok, Mumbai, Beirute, Conacri, Phnom Penh (KTI) e Hanói. Destinos de alto volume, como Guangzhou, Xangai e Joanesburgo, também receberam frequências semanais adicionais. O recém-lançado serviço para Hanói foi rapidamente ampliado para quatro voos semanais, para atender à demanda. Ao final do ano, a Emirates SkyCargo atendia 42 destinos globais em seis continentes com serviços cargueiros.

Ao longo de 2025, a Emirates SkyCargo fortaleceu sua rede de mais de 180 parceiros interline globais, firmando novos acordos para expandir sua presença internacional. Em fevereiro, a companhia assinou parceria com a africana Astral Aviation e, em abril, com a Teleport, do Sudeste Asiático, criando conectividade integrada para aeroportos primários, secundários e terciários em duas regiões com grande potencial de crescimento comercial. A companhia segue reforçando suas parcerias estratégicas existentes com companhias globais como Air Canada, United e Virgin Atlantic, alcançando todos os cantos do mundo.

Operações preparadas para o futuro

Enquanto desenvolve planos para sua nova instalação no Aeroporto Internacional Al Maktoum (DWC), a Emirates SkyCargo também modernizou sua frota terrestre com a entrega de 40 caminhões Euro 6 da MAN Trucks, trazendo tecnologia de baixas emissões e foco no motorista para a região. Até o primeiro trimestre de 2026, a frota será reforçada com a entrega de cinco caminhões movidos a hidrogênio, marcando um marco importante na transição gradual da empresa para veículos com combustíveis alternativos.

Explorando soluções de entrega de carga de próxima geração, a Emirates SkyCargo e a LODD Autonomous irão colaborar no desenvolvimento e na viabilidade de aeronaves VTOL (decolagem e pouso vertical) para entregas de primeira e última milha ao longo de 2026.

O crescimento das reservas digitais – aliado à redução das reservas manuais – continuou ao longo do ano, à medida que mais clientes optaram por processos integrados e eficientes. Em dezembro de 2025, quase 80% de todas as remessas da Emirates SkyCargo já eram reservadas digitalmente, impulsionadas principalmente pelo eSkyCargo, seguidas por marketplaces digitais de terceiros e integrações diretas via API com clientes. Digitalizando outros processos críticos de carga, a Emirates SkyCargo tornou-se a primeira companhia aérea da região a adotar a solução da PayCargo, introduzindo pagamentos instantâneos via cartão de crédito ou débito direto, em substituição às transações tradicionais e ineficientes em dinheiro. Para 2026, a companhia planeja aprimorar ainda mais seu conjunto de ferramentas digitais, com novos recursos e produtos que melhorem a jornada do cliente.

Resolvendo desafios de transporte com novos produtos

A Emirates SkyCargo manteve-se como a companhia aérea preferida para todos os tipos de remessas – desde o transporte de mais de 14.600 animais de estimação até o envio do primeiro protótipo do supercarro Koenigsegg para a Mille Miglia, nos Emirados Árabes Unidos.

O ano de 2025 marcou o lançamento histórico do Emirates Courier Express, a solução de entrega porta a porta da companhia, que estabelece novos padrões em entregas internacionais. Em poucos meses, a solução já havia sido expandida para a Austrália e a Alemanha, com um roteiro de lançamentos previstos para as maiores economias do mundo ao longo de 2026. Até o momento, a solução já entregou mais de 50.000 pacotes, com um tempo médio de entrega de três dias em toda a rede e uma média de apenas um dia entre o Reino Unido e os Emirados Árabes Unidos.

Aproveitando a expertise técnica de sua equipe, a Emirates SkyCargo lançou o segmento Aeroespacial e Engenharia, com um serviço AOG otimizado e uma nova oferta dedicada ao transporte de motores de aeronaves, equilibrando cuidadosamente velocidade e segurança em soluções especializadas. A companhia registrou um aumento de 100% no transporte de motores individuais em comparação com o mesmo período do ano anterior, com a demanda em contínuo crescimento – algo que será ainda melhor atendido com as futuras entregas de aeronaves. Além disso, a companhia também transportou o satélite Arab Satellite 813 de Al Ain para Shanghai, demonstrando a precisão do novo segmento.

O segmento Fresh, dedicado ao transporte de alimentos, flores e outros perecíveis – e o maior da companhia em volume – cresceu 10%, com o transporte adicional de 25.700 toneladas em comparação a 2024, equivalente a 275 milhões de maçãs. À medida que os Acordos de Parceria Econômica Abrangente (CEPA) dos Emirados Árabes Unidos entram em vigor, a companhia visa continuar garantindo que os perecíveis cheguem do campo à mesa em até 24 horas.

Com a crescente demanda global por tratamentos médicos críticos e personalizados, como ensaios clínicos e terapias celulares e gênicas, a Emirates SkyCargo registrou um aumento de 54% no volume do Vital, o serviço white glove dedicado aos envios farmacêuticos mais sensíveis. A companhia continua investindo em infraestrutura, tecnologia e processos para reforçar sua reputação como líder nos segmentos de ciências da vida e saúde, movimentando 2.000 toneladas de produtos farmacêuticos por semana.

O aumento na fabricação de telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos pessoais no Vietnã e na Índia impulsionou um crescimento de 30% na solução Secure da companhia. A Emirates SkyCargo atendeu à demanda com uma combinação de serviços cargueiros dedicados e soluções SEA-AIR.

Em 2026, a companhia pretende dobrar sua capacidade atual, adicionar 20 novos destinos cargueiros à sua rede e influenciar o futuro do setor com produtos e serviços inteligentes, digitais e focados no cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário