segunda-feira, 27 de setembro de 2010

JAL encerra operações no Brasil



Às 23h53 de hoje o Boeing 747-400 da JAL (Japan Airlines) decolou pela última vez de Guarulhos, encerrando assim a tradicional ligação direta entre o Brasil e o Japão. Embora exista um forte mercado entre os dois países, a exigência de visto de trânsito nos Estados Unidos levou muitos passageiros a optarem por empresas européias em seus vôos para o Japão.
O fim das operações em São Paulo faz parte do plano de reestruturação anunciado em abril, que vai prevê o fim de 30 rotas domésticas e 15 internacionais.

Assim como ocorreu com o fim dos voos da VARIG para Tóquio, a comunidade nipo-brasileira se mobilizou para tentar evitar a suspensão definitiva da linha. No final do ano passado a Comunidade Japonesa no Brasil entregou ao governo japonês um abaixo-assinado de 12 mil pessoas para pedir a manutenção dos voos. Segundo a comunidade japonesa, a saída da JAL do mercado brasileiro pode romper um vínculo vital de ligação entre os dois países.

O Brasil tem a maior comunidade de imigrantes japoneses do mundo, com mais de um 1,5 milhão de pessoas. Já os brasileiros são a terceira maior comunidade estrangeira no do Japão, perdendo apenas para os chineses e coreanos. Ironicamente não haverá mais uma empresa de bandeira conectando os dois países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário