A Dassault Systèmes anunciou uma parceria com o Instituto Nacional de Pesquisa em Aviação (NIAR) dos Estados Unidos, com o objetivo de sustentar a inovação e a utilização de materiais compósitos avançados na indústria aeroespacial.
Hoje a indústria utiliza cada vez mais materiais compósitos em todos os projetos de novas aeronaves, transformando o cenário para as fabricantes do segmento. Essas mudanças colocam as empresas em outro nível, sendo fundamental elas utilizarem os mais avançados softwares e metodologias para explorar plenamente benefícios como durabilidade, economia de peso, eficiência no consumo de combustível e menor emissão de CO2 na atmosfera. O laboratório de CAD / CAM da NIAR apóia essa transição, capacitando os funcionários das fabricantes do setor aeroespacial e estudantes universitários com aulas práticas em uma única plataforma utilizando as soluções da Dassault Systèmes fim-a-fim.
"Por mais de um século, as peças de metal têm sido o padrão, de fato, na indústria aeroespacial. A mudança para compósitos revolucionou as possibilidades em um projeto aeroespacial, mas a transição de uma indústria inteira é uma tarefa gigantesca", observa Shawn Ehrstein, diretor do Laboratório de CAD/CAM do Instituto. "Agora proporcionamos aos estudantes e profissionais do setor, a capacidade de aprender a dominar a tecnologia de compósitos e otimizar as práticas industriais com uma solução de ponta abrangente que combina CATIA, SIMULIA e DELMIA da Dassault Systèmes. Isso representa uma contribuição significativa para a evolução da indústria."
Localizado na universidade do Estado de Wichita, EUA, o NIAR oferece pesquisa, desenvolvimento, teste e certificação de serviços para a indústria de aviação, para agências governamentais, para entidades educacionais, entre outros clientes. O Instituto tem fornecido treinamento em CATIA e em outras soluções da Dassault Systèmes desde meados da década de 1990 e ampliou suas ofertas para atender especificamente a demanda da indústria pelo conhecimento da engenharia de compósitos baseados. Soluções de compósitos tradicionais endereçam separadamente o design, a simulação e a fabricação, resultando em um procedimento lento e estritamente sequencial. A solução integrada da DS remove as barreiras entre as equipes e permite, em tempo real, engenharia colaborativa em todo o processo de compósitos para acelerar as atividades do núcleo, reduzir riscos e custos e melhorar a produtividade.
"A Dassault Systèmes é parte de uma comunidade global de compósitos. A construção de parcerias fortes com as principais instituições acadêmicas de compostos, centros de pesquisa e grupos da indústria é um foco importante para nos mantermos na vanguarda da inovação tecnológica e acompanhar os nossos clientes por meio de sua transformação de seus negócios", destaca Philippe Savignard, líder do Domínio de Compósitos da DS. "Capacitação de atuais e futuros funcionários dos principais fabricantes do segmento em um único ambiente, que fornece a colaboração de ponta a ponta entre as equipes de análise de projetos e de produção, é crucial. Com suas atividades de pesquisa, formação e consultoria, a NIAR presta um enorme serviço para o setor. Estamos orgulhosos em desempenhar um papel ativo no seu sucesso."
No Instituto, o treinamento é oferecido principalmente em softwares como CATIA para compósitos, uma solução que atende as necessidades únicas de design com materiais compostos, juntamente com as aulas sobre SIMULIA, para simulação realística. O NIAR planeja oferecer o módulo sobre DELMIA para produção digital, nos próximos meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário