A Dassault Systèmes, líder mundial em 3D e soluções PLM (Product Lifecycle Management), anuncia que a empresa Lockheed Martin, usuária da ferramenta DELMIA para simulação de manufatura há vários anos, realizou uma nova implementação do DELMIA Robotics para tornar os processos de fabricação da empresa mais eficientes, utilizando uma interface comum entre as soluções de criação de design CATIA e a ferramenta de produção digital, DELMIA.
A Lockheed Martin usa simulações para verificar se os robôs alcançarão todas as posições de pintura e também para evitar quaisquer colisões. A automação dos processos de pintura e revestimento proporciona significativa economia de tempo e garante melhor controle. Além disso, proteger os trabalhadores contra possíveis gases tóxicos gerados pela pintura é um benefício adicional do uso dos robôs. A empresa já tinha tido sucesso com a geração anterior da simulação DELMIA Robotics.
Por já estarem familiarizados com a interface CATIA, os programadores de controle numérico da Lockheed Martin se adaptaram facilmente às funções de suporte dos robôs, escrevendo programas logo no primeiro contato com o software.
A companhia atualmente utiliza a solução robótica em duas diferentes células de pintura automatizada, ambas configuradas sobre sistemas de trilhos móveis. Uma célula com três robôs é dedicada à pintura exterior de aeronaves; outra célula com dois robôs está configurada para lidar com diversos componentes do F-35. Tanto a célula física quanto a programação dos robôs foram projetadas para fornecer flexibilidade por meio da otimização e da verificação dos programas no ambiente virtual DELMIA. Dessa forma, a empresa pode fazer a pintura de diversos conjuntos de componentes em diferentes momentos.
Outro ponto determinante foram os aprimoramentos no software DELMIA Cenit FASTSURF que facilitaram a modificação dos atuais programas dos robôs, proporcionando uma significativa economia de tempo. As soluções anteriores exigiam um extenso retrabalho sempre que algum design de componente era alterado. Agora, com o FASTSURF, adaptar-se à mudança em alguma peça é um processo tão simples quanto adicionar um novo parâmetro na estratégia de configuração. A solução também permite que a Lockheed Martin monitore a espessura do revestimento – um fator crítico para garantir que as aeronaves cumpram às exigências de projeto – por meio de uma opção de consulta em qualquer ponto da aplicação.
Além da DELMIA Robotics, a Lockheed Martin usa soluções Dassault Systèmes Virtual Ergonomics e DPM Assembly.
Nenhum comentário:
Postar um comentário