A SES, aponta os mercados aeronáutico e marítimo como principais oportunidades de crescimento na demanda por comunicação por satélite nos próximos anos. Aviões equipados com conectividade a bordo estão se tornando comuns em muitos mercados e esta realidade deve chegar à América Latina no próximo ano. O crescimento no tráfego aéro projeta que o mercado de conectividade pode chegar a USD 3,2 bilhões de dólares em 2014. Somente em 2016, são esperados 3,6 bilhões de passageiros sobrevoando países, continentes e oceanos (Dado retirado do estudo Aeronautical Satcom Markets, realizado pela Northern Sky Research em abril de 2015). Os números crescentes de passageiros, levam ao aumento da competitividade entre as companhias aéreas, que para se diferenciarem, apostam no reforço de serviços premium, como a conexão à internet de alta qualidade aos clientes. Para atender este cenário de oportunidades e entregar aos clientes a qualidade do serviço que atenda a demanda, a SES está investindo cerca de 1 bilhão de euros em três novos satélites de banda Ku, chamados de HTS, da sigla em inglês para High Throughput Satellite ou satélites de alta vazão de dados, que são o SES-12, SES-14, SES-15 nos próximos anos. “A tendência é que os usuários mudem o hábito de utilizar aplicativos básicos como e-mail e navegação na web para serviços mais elaborados que demanda maior largura de banda, como streaming de vídeo, mensagens de texto e até mesmo videoconferência nas aeronaves”, comenta Jurandir Pitsch, Vice-presidente de Vendas da SES para América Latina Sul. “Graças à combinação e concentração de feixes zonais, regionais, os satélites da SES conseguem atingir, de forma eficiente, zonas de baixa densidade de tráfego, e feixes estreitos de alta capacidade de banda larga de comunicações que servem zonas de tráfego denso”, finaliza.
O exemplo mais recente das oportunidades no setor marítimo, pode ser visto no Quantum of the Seas, navio cruzeiro da Royal Caribbean, considerado o primeiro navio “inteligente” do mundo. Ele oferece uma rica experiência aos clientes, com sua banda larga de alto desempenho, devido à conexão fornecida pela O3b, operadora de satélites em que a SES é uma das investidoras. Os satélites de órbita média da O3b possuem feixes concentrados sobre o navio e o acompanham enquanto ele navega pelas águas do Caribe, garantindo sempre a máxima eficiência de transmissão. Operando com velocidade de até 1Gbps a bordo, o Quantum of the Seas inova em permitir aos passageiros a mesma experiência de internet que eles possuem em suas próprias casas. Eles podem levar seus próprios dispositivos (tablets, smartphones) e se conectar, compartilhando experiências com vídeo e fotos, sem limitações de velocidade. O Quantum of the Seas possui maior conectividade que todos os demais navios de cruzeiros juntos e a Royal Caribbean já está implementando em outros navios de sua frota.
SES é a operadora de satélites que possui uma frota de mais de 50 satélites geoestacionários. A empresa fornece serviços de comunicação via satélite para emissoras e provedoras de serviços de conteúdo e Internet, redes de operadoras de telefonia fixa e móvel, assim como para empresas e organizações governamentais no mundo todo. A SES representa relacionamentos comerciais duradouros, serviço de alta qualidade e excelência no setor de transmissão e difusão. As equipes regionais culturalmente distintas da SES estão localizadas em todo o mundo e trabalham conjuntamente com os clientes para atender às suas necessidades específicas de serviço e de largura de banda de satélite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário