domingo, 7 de maio de 2017

PZL Mielec M28 faz demonstrações na América Latina


No início de abril o biturbina M28 do tradicional fabricante polonês PZL Mielec, empresa do grupo Sikorsky, esteve no Brasil como parte de um longo demo-tour pela América Latina, que incluiu passagens pelo México, Trinidad & Tobago; Equador; Colômbia; Panamá e Argentina. A aeronave esteve em Manaus; Brasília; Rio de Janeiro; Taubaté e Curitiba, demonstrando suas características e versatilidade.

Seja para passageiros; carga ou numa versão combi, também pode transportar paraquedistas ou usado em missões de resgate; reconhecimento; etc.. Sua demonstração de voo não deixa dúvidas sobre sua performance. Sua característica STOL, de decolar e pousar em pistas curtas e não preparadas, o qualifica para chegar a inúmeras regiões que carecem de infraestrutura, mas que necessitam de acesso rápido.

Em versão civil (até 19 passageiros) ou militar (Força Aérea e Marinha da Polônia e Força Aérea dos Estados Unidos) e o modelo já tem sido largamente usado em várias configurações e em vários países, com as devidas certificações.







Sua ampla porta traseira permite o acesso de grandes e pesados volumes. 















No modelo de demonstração visitado em Taubaté (SP) havia uma configuração de passageiros e macas.













A configuração básica das poltronas é 2-1, como se pode ver na foto ao lado.















O cockpit  dispõe de todos os resursos modernos necessários à plena operação da aeronave.















O trem de pouso é fixo e concebido para dar a resistência necessária às situações mais exigentes.














Seus motores Pratt & Whitney PT-6-A65B são dos mais utilizados no mundo.













A marca do fabricante, gravada na aeronave, ratifica sua respeitável linhagem.












Por onde passou, suas várias demonstrações deixaram excelente impressão, projetando boas perspectivas para esta aeronave multiuso; versátil e de performance invejável dentro de sua categoria. Dentro das características dos países latino-americanos não há dúvida de que se trata de um concorrente de peso para atender grandes distâncias com necessidades específicas. 
(fotos: João Tilki)

Nenhum comentário:

Postar um comentário