Dois líderes em tecnologia supersônica, Aerion e Lockheed Martin anunciaram recentemente um Memorando de Entendimento (MOU) para definir um processo formal e fechado para explorar a viabilidade de uma articulação desenvolvimento do primeiro jato executivo supersônico do mundo, o Aerion AS2. Nos próximos 12 meses, as empresas trabalharão em conjunto para desenvolver uma estrutura em todas as fases do programa, incluindo engenharia, certificação e produção.
O presidente da Aerion, Robert M. Bass , afirmou: "Esta relação é absolutamente fundamental para criar um renascimento supersônico. Quando se trata de know-how supersônico, as capacidades de Lockheed Martin são bem conhecidas e, de fato, lendárias. Compartilhamos com Lockheed Martin um compromisso para o desenvolvimento a longo prazo de aeronaves supersônicas civis eficientes ".
"Estamos entusiasmados em trabalhar com a Aerion no desenvolvimento do jato supersônico eficiente de próxima geração que potencialmente servirá como uma plataforma para pioneirismo de aeronaves supersônicas", disse Orlando Carvalho , vice-presidente executivo da Lockheed Martin Aeronautics.
O MOU é o resultado de extensas discussões entre Aerion e a equipe da Lockheed Martin's Skunk Works ® Advanced Development Programs. Por cerca de 75 anos, a Skunk Works existiu para criar aeronaves revolucionárias que ultrapassem os limites do que é possível. A Lockheed Martin, conhecida pelo desenvolvimento das principais aeronaves de combate supersônicas do mundo, F-16, F-35 e F-22, bem como a aeronave de reconhecimento de Mach 3, SR-71, está empenhada em promover novas inovações e desenvolver tecnologias supersônicas com aplicações civis e comerciais.
"Na sequência da nossa revisão inicial da tecnologia aerodinâmica da Aerion, a nossa conclusão é que o conceito Aerion AS2 garante o investimento adicional do nosso tempo e recursos", afirmou Carvalho. "Estamos empenhados em permanecer na vanguarda da tecnologia aeroespacial e estamos entusiasmados em examinar a contribuição que podemos fazer para trabalhar com a Aerion para fazer a história da aviação".
Nos últimos dois anos e meio, a Aerion avançou a aerodinâmica e o design estrutural da AS2 através de um prévio acordo de colaboração em engenharia com a Airbus. Através desse esforço, as duas empresas desenvolveram um projeto preliminar de estruturas de asa e célula, layout de sistemas e conceitos preliminares para um sistema de controle de voo fly-by-wire.
"Estamos gratos pela contribuição da Airbus para o programa", disse Brian Barents , presidente executivo da Aerion. "Não poderíamos ter movido o programa para esta etapa sem o apoio deles".
Em maio de 2017 , a GE Aviation anunciou um acordo com a Aerion para definir um motor supersônico para o AS2. O último anúncio com a Lockheed Martin posiciona a Aerion como líder no setor emergente da aviação civil supersônica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário