terça-feira, 29 de maio de 2018

Inmarsat lança wi-fi a bordo da Rede Europeia de Aviação (EAN)

A Inmarsat anuncia que, até janeiro de 2019, a sua solução de wi-fi a bordo chamada de Rede Europeia de Aviação (European Aviation Network - EAN) estará disponível para o mercado de aviação executiva. Em todo o mundo, a EAN é a primeira solução de wifi a bordo a integrar a conectividade de satélites operados pela Inmarsat a uma rede terrestre baseada em LTE – operada pela Deutsche Telekom – que cobre todos os 28 estados membros da União Europeia, além de Suíça e Noruega.

A singular combinação de uma rede de satélites com uma rede terrestre baseada em 4G LTE oferece um desempenho super-rápido e de baixa latência tanto em terra como no mar. Ela pode, portanto, atender a um uso altamente exigente da Internet, como trabalhar com desktops empresariais remotos, fazer streaming de vídeos de alta definição, jogos online e compartilhar imagens em níveis de serviço comparados à banda larga móvel em terra.

As aeronaves conectam-se à rede usando o premiado hardware da Inmarsat, GX Aviation, que é pequeno, ultraleve e econômico em termos de instalação e operação, tornando a EAN ideal para jatos executivos de pequeno e médio porte, assim como para jatos de tamanho maior.  O lançamento para a aviação executiva vem após a bem-sucedida introdução da EAN no mercado de aviação comercial, com um importante cliente já anunciado e que está instalando o serviço nas aeronaves, além de discussões contínuas com outros operadores interessados em todo o continente.

Philip Balaam, presidente da Inmarsat Aviation, disse: “A EAN representa um divisor de águas para o mercado de aviação executiva, oferecendo um wi-fi padrão ouro para uma ampla gama de aeronaves, desde pequenos turboélices a plataformas maiores, como as Citations, Learjets e Phenoms. É realmente ideal para qualquer jato comercial que fique predominantemente na Europa”.

“As nossas projeções mostram que a frota europeia de aviação executiva crescerá em mais de 5.000 aeronaves nos próximos anos. Prevemos um forte aumento de aceitação da EAN, ao oferecermos uma variedade de planos de dados para atender a todos os orçamentos. O trabalho já começou com um grande cliente de lançamento de aviação executiva para o serviço, e o planejamento para a nossa primeira certificação suplementar de tipo (STC) já está em curso”.

A rede integrada de satélites com rede terrestre da EAN está totalmente operacional, com uma série de ensaios de voo concluídos com sucesso em toda a Europa, demonstrando que o serviço de última geração fornece, em termos práticos, o seu desempenho de projeto. As avaliações foram conduzidas juntamente com os parceiros Cobham, Thales e Nokia utilizando um CESSNA 550 Citation II fornecido pela empresa holandesa NLR.  Projetada para atender às necessidades dos congestionados céus europeus, a EAN recebeu recentemente o prêmio APEX (Associação de Experiência de Passageiros de Companhias Aéreas) de “Melhor Inovação em Conectividade a Bordo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário