segunda-feira, 26 de novembro de 2018

TAP recebe o primeiro Airbus A330-900 do mundo

A TAP Air Portugal recebeu hoje o primeiro Airbus A330-900neo do mundo, tornando-se a primeira companhia aérea a beneficiar das suas características económicas imbatíveis, de maior alcance, e da nova versão da cabina Airspace, que representa um novo conceito ajustado à ambição da Companhia de oferecer o melhor produto da indústria aos seus Clientes. Até ao final de 2019, a TAP receberá mais 19 aviões Airbus A330-900neo.

O primeiro Airbus A330-900neo tem 298 assentos dispostos numa confortável configuração de cabina com três classes: 34 assentos em executiva, 96 em classe econômica plus e 168 em classe econômica. A nova cabina Airspace by Airbus, entre outras novidades, oferece mais espaço a cada Cliente, compartimentos de bagagem maiores, um inovador sistema de iluminação de cabina, um sistema de entretenimento a bordo e conectividade de última geração, com wi-fi disponível. O novo avião veio para reforçar e expandir a operação do longo curso da TAP.

A cerimônia de entrega teve lugar esta tarde, em Toulouse, sede da Airbus.

“Estou muito satisfeito com a chegada do primeiro Airbus A330-900neo à nossa frota que está em franca expansão. A sua economia e eficiência imbatíveis vão impulsionar o nosso negócio. Os novos Airbus A330-900neo consomem cerca de 20% a menos de combustível do que a nossa atual frota. No final do próximo ano, 37% da nossa frota do médio curso será constituída por estes aviões de nova geração e, na frota do longo curso, mais de 70% das block hours serão voadas por estes novos aviões”, referiu Antonoaldo Neves, presidente executivo da TAP. “O A330-900neo traz um aumento em termos de flexibilidade operacional devido às suas características comuns com as restantes aeronaves Airbus da frota da TAP. Esta aeronave será a primeira equipada com a nova cabina Airspace, um novo conceito que faz jus à nossa ambição de oferecer o melhor produto da indústria aos nossos Clientes”.

“Entregar o primeiro A330-900neo a um cliente de longa data como a TAP Air Portugal, é um marco muito importante para a Airbus”, afirmou Guillaume Faury, presidente da Airbus Commercial Aircraft. “Através de inovações contínuas, o A330-900neo, a nossa mais recente aeronave wide body, oferecerá o máximo de valor e eficiência aos nossos Clientes e um conforto superior aos seus passageiros. Esta ocasião é mais um passo em frente para alcançar o nosso objetivo de uma indústria de aviação sustentável”, acrescentou.

O novo Airbus A330-900neo é uma aeronave de última geração desenvolvida com base no sucesso do Airbus A330 e impulsionada pela tecnologia A350XWB. O novo avião incorpora a última geração de motores Rolls-Royce Trent 7000, altamente eficientes e uma nova asa de maior envergadura com otimização 3D e com novos sharklets para proporcionar o melhor desempenho aerodinâmico. Em conjunto, estes avanços trazem uma redução significativa no consumo de combustível na ordem dos 10-12% em comparação com aeronaves concorrentes de tamanho similar que pertencem à geração anterior. Também as novas nacelles de compósito de última geração (suportes dos motores, fixados na asa), pilar estrutural de titânio e uma tecnologia de entrada de ar com painéis acústicos sem juntas, proporcionam melhorias ao nível da aerodinâmica e do ruído.

A relação entre a Airbus e Portugal é já longa, datando do ano de 1987, altura em que a TAP encomendou três aeronaves Airbus do modelo A310. Atualmente, a TAP opera uma frota de 72 aviões de fabrico exclusivo Airbus – 18 A330, quatro A340 e 50 da família A320. Só este ano, a TAP já recebeu seis aviões novos das Airbus: um A319ceo, um A320ceo, um A320-251neo, dois A321-251neo - o último dos quais na passada semana - e recebe agora o primeiro Airbus A330neo, para a sua frota de longo curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário