sábado, 6 de abril de 2019

Radar de vigilância espacial desenvolvido pela Indra foi o primeiro a detectar fragmentos de satélite destruído pela Índia


O radar de vigilância espacial S3TSR, concebido e desenvolvido pela Indra, tornou-se o primeiro na Europa a detectar fragmentos do satélite indiano destruído voluntariamente com um míssil pelo próprio país. Com alta precisão e eficácia, o radar detectou os estilhaços assim que passaram pelo equipamento. Além disso, o sistema também foi capaz de gerar rastros desses objetos a fim de traçar trajetórias e prever possíveis danos a outros satélites.

O equipamento tem uma alta capacidade de detecção, sendo capaz de monitorar objetos com alguns centímetros de diâmetro em distâncias de até 2 mil quilômetros. Desenvolvido pela Indra na Espanha, sob a supervisão técnica do Centro para el Desarrollo Tecnológico Industrial (CDTI), órgão do Ministério da Ciência, Inovação e Universidades.

O radar desenvolvido pela Indra faz parte do Sistema Espanhol de Vigilância Espacial (S3T), também lançado pelo CDTI. Este sistema ajuda a Europa a ter a capacidade própria de gerar um catálogo de detritos espaciais em órbita do nosso planeta. Estima-se que existam atualmente mais de 900.000 objetos deste tipo maiores que 1 cm, a maioria deles sem controle, que representam um risco significativo para a segurança de novos lançamentos, satélites em operação e da Estação Espacial Internacional e sua tripulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário