domingo, 9 de junho de 2019

Azul fez primeiro voo comercial com o A330-900neo dentro do Brasil

Campinas e Recife, dois dos principais aeroportos de operação da Azul no país, tiveram a honra de acolher o primeiro voo comercial do novo A330-900neo da companhia. A aeronave, que chegou ao Brasil no meio de maio, decolou da cidade campineira às 13h45 do último dia 1 de junho e pousou no destino pernambucano às 17h. O voo da volta também foi cumprido com o avião recém incorporado à frota da Azul. Jornalistas convidados e Clientes estiveram a bordo da primeira operação com o novo avião da empresa.

  Marcelo Bento Ribeiro, diretor de Alianças da Azul, apresentou a nova aeronave aos passageiros 

Primeiro modelo de sua frota, o A330-900neo também foi a primeira aeronave entregue pela Airbus a uma companhia aérea das Américas. Antes, apenas a portuguesa TAP havia recebido o avião de nova geração. O A330-900neo, que conta com 298 assentos, 27 a mais do que os atuais A330 da companhia na configuração high density, tem 34 lugares na classe Azul Business, 108 na Economy Extra e 156 na Economy. O avião é o mais eficiente da categoria, já que foi projetado para consumir até 14% menos combustível por assento do que o atual modelo.


A Azul converteu a escolha do A350 para o A330neo por ser este um avião mais adequado às duas rotas atuais, lembrando que o A330neo já incorpora tecnologias adotadas no A350, além do que a transição da tripulação do A330 para o A330neo é bem mais fácil devido ao elevado índice de comunalidade entre as aeronaves. Até o fim de 2019 serão duas aeronaves do modelo em operação, de uma encomenda de cinco, sendo que parte dos sete A330 "clássicos" serão substituídos.

“É com muita alegria que operamos hoje o primeiro voo comercial do nosso A330neo. Vê-lo voando pelos céus do Brasil é um marco na história da Azul e da aviação continental, consolidando mais um passo em nosso plano de renovação de frota. Além de proporcionar maior conforto para nossos Clientes, esses aviões irão também fortalecer a nossa malha internacional nos Estados Unidos e Europa, assim como permitirá que exploremos novos destinos”, afirma John Rodgerson, presidente da Azul.

A aeronave de matrícula PR-ANZ e nome de batismo “O mundo é Azul” será responsável por cumprir os voos internacionais da Azul para Europa e Estados Unidos. Após o primeiro voo internacional com o A330-900neo de Campinas para Orlando ocorrido no dia 07 de junho, até o fim do mês, as rotas para Lisboa também terão operação com o novo avião.

A Classe Econômica, com poltronas de couro e grandes bins para as bagagens

A Azul Business, com poltronas que se transformam em camas

O amplo espaço garante pleno conforto em longas jornadas

Porta objetos e suporte do controle remoto. Design da tradicional marca Recaro,

Porta objetos junto ao controle de posicionamento da poltrona, muito conveniente

Junto à poltrona, vários tipos de acessos para aparelhos eletrônicos

Tela com as funções de entretenimento de bordo

O Flight Map, sempre uma boa referência com informações sobre o voo


Na tela uma reprodução de um HUD permite acompanhar as manobras e dados de performance


O novo desenho da asa é uma das inovações do A330neo

Novo crew desk

Também no mesmo dia, a Azul deu mais um importante passo para consolidar sua atuação no Recife. Principal centro de conexões da companhia no Nordeste, a capital pernambucana ganha, a partir de hoje, uma base para Tripulantes de voo. Com a abertura do crew desk, como é chamado esse tipo de local para uso dos Tripulantes baseados na cidade, a Azul espera gerar cerca de 300 novos empregos diretos dentro dos próximos 12 meses, sendo 110 pilotos e 190 comissários. A nova base vai trazer maior versatilidade para a escala de tripulação de voo da companhia, que opera, apenas no Recife, cerca de 60 voos diários para 29 destinos. O diretor de Serviços ao Cliente da Azul, Roberto Hobeika, e autoridades do governo pernambucano participaram da inauguração do crew desk.


(Fotos: João Tilki)

Nenhum comentário:

Postar um comentário