sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Especial 100 anos da KLM: Tradições fascinantes de aniversário de todo o mundo

Faltando pouco mais de 1 semana para o centésimo aniversário da KLM, a companhia conta um pouco de como os aniversários são comemorados em todo o mundo. O típico aniversário holandês geralmente acontece com as pessoas sentadas em círculo, tomando café, comendo bolo, servindo queijo com palitos de dente decorativos e, geralmente, tendo um tempo muito “gezellig”, de pronúncia “rézéllig”, que traduz o verdadeiro espírito holandês. Vamos ver como as pessoas em outros lugares comemoram seus aniversários.

Vietnã - Chúc Múng Sinh Nhât!

Muitas pessoas veem seu aniversário como seu próprio dia especial, mas não no Vietnã, onde todos comemoram seu aniversário no mesmo dia, que os vietnamitas chamam de Tết Nguyên Đán, ou apenas TET, para abreviar. Este dia também marca o início da primavera e o início do ano novo vietnamita. As pessoas disparam fogos de artifício, decoram suas casas e compram flores que estão disponíveis em abundância nas bancas das ruas. O festival inclui vários rituais que giram em torno da celebração dos laços familiares. Muitas pessoas fazem oferendas para garantir energia e felicidade no novo ano. Há muita comida boa e as pessoas celebram a felicidade!
Austrália - Happy Birthday!

Na Austrália, o bolo de aniversário às vezes é substituído por “pão de fadas”, que é pão branco e manteiga, coberto com granulado colorido. Além do pão de fada, os aniversários costumam ser celebrados com um churrasco no jardim (obrigado, clima ensolarado!). Os australianos realmente fazem algo especial no 21º aniversário, quando os jovens se tornam oficialmente adultos. Durante essa tradição, o aniversariante é frequentemente presenteado simbolicamente com a chave da casa da família em que vive.
China - Zhu ni de shengri kuai le! -- 祝你生日快乐

Na China, aniversários são celebrações familiares. A casa da pessoa que comemora seu aniversário é decorada com papel vermelho, com as palavras Shou Xing que significam “Vida Longa”. A comida é outro ingrediente essencial das festividades e a pessoa que comemora tradicionalmente come shouxingzai (ovos), shoutaobao (pães chineses) e shoumian (macarrão). Para garantir uma vida longa, o aniversariante precisa engolir todo o macarrão longo de uma só vez. Outra característica especial das comemorações de aniversário chinesas é que, alguns anos são ignorados, porque os números são considerados azarados. As mulheres chinesas nunca comemoram seus 30, 33 ou 66 anos, por exemplo, para evitar má sorte.

México - Cumpleaños Feliz!

Em países predominantemente católicos, as pessoas costumam celebrar o dia do nome e o aniversário. Este também é o caso no México, onde as pessoas celebram o dia do santo que receberam o nome. Isso significa que as pessoas têm dois dias para comemorar, o que também significa o dobro de presentes! A menos que seu aniversário e dia do nome estejam no mesmo dia, é claro, daí você é mesmo azarado. Nenhum aniversário no México estaria completo sem uma piñata, um recipiente colorido cheio de doces, que é muito popular entre as crianças.
Jamaica - Happy Birthday!

A Jamaica também tem suas próprias tradições de aniversário. Na ilha do Caribe, é costume regar o aniversariante com farinha, enquanto dança ao som de reggae. Essa tradição é conhecida como “florescente”. Outro aniversário importante para os jamaicanos é o do rei do reggae, Bob Marley, cujo aniversário é comemorado em 6 de fevereiro.

Coréia - Saeng-il chuk-haham-nida! - 생일 축하 합니다

Na Coréia, o primeiro “aniversário” de uma criança é comemorado aos 100 dias. Este chá de bebê e aniversário combinados é chamado Baek-il e data de uma época em que a mortalidade infantil na Coréia era alta. Após 100 dias, muitas das ameaças já eram consideradas evitadas, o que certamente valia a pena comemorar. O primeiro aniversário real de uma criança se chama Dol e é ainda mais importante que Baek-il. Um dos costumes tradicionais envolve sentar o bebê em uma mesa cheia de todos os tipos de objetos simbólicos. Os dois primeiros objetos que a criança pegar preveem seu futuro. Dinheiro e arroz representam riqueza; uma caneta simboliza inteligências; arco e flecha predizem um futuro militar e assim por diante.
E o centenário da KLM celebrado no Brasil?

A KLM já é conhecida por ser uma companhia inovadora desde a sua fundação, em 1919. E é claro que não poderia deixar de preparar uma surpresa para o seu aniversário no Brasil. Na primeira semana de outubro a companhia celebrará o futuro, trazendo uma experiência imersiva que aliará tecnologia, inovação e sustentabilidade, no meio da cidade de São Paulo, contando um pouco sobre suas raízes holandesas, o passado da companhia e seus planos para o futuro. Em breve, mais detalhes serão divulgados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário