domingo, 10 de novembro de 2019

Há cinquenta anos: o lançamento bem-sucedido do satélite de pesquisa Azur

Este ano marca os 50 anos do primeiro pouso na Lua e os 50 anos desde a fundação da Airbus. Vem aí outro 50º aniversário: a Alemanha foi elevada ao status de nação que viaja no espaço após o lançamento bem-sucedido do Azur, seu primeiro satélite de pesquisas. Em 8 de novembro de 1969, às 02:52 (Hora Europeia Central), um veículo de lançamento Scout decolou da base de Vandenberg na Califórnia (EUA), levando o Azur para o espaço. Ao fazer isso, a Alemanha entrou para clube de nações que colocaram em órbita seus próprios satélites.

O Azur foi desenvolvido e construído nas atuais instalações da Airbus em Bremen (então da ERNO), Friedrichshafen (Dornier) e Ottobrunn (MBB). Revistas especializadas daquela época relataram a importância do Azur: “A construção do satélite de pesquisas Azur, no qual todas as empresas espaciais alemãs estavam envolvidas, marcou o fim da fase de aprendizado da década de 1960”. Até hoje, o Azur, que pesa 72 kg, é frequentemente visto como o avanço no surgimento da Alemanha como um país de pesquisa e indústria espacial.
O satélite de pesquisas foi utilizado para estudar partículas de raios cósmicos e como elas interagem com a magnetosfera, bem como para investigar a Aurora Boreal e os ventos solares. Mesmo assim, o interesse científico era enorme: mais de 100 experimentos foram propostos, dos quais sete acabaram chegando a bordo do Azur. A missão foi encerrada em 29 de junho de 1970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário