quarta-feira, 15 de abril de 2020

F-15 Qatar Advanced conclui primeiro voo bem-sucedido

A Boeing concluiu com sucesso o primeiro voo do caça F-15QA, a versão mais avançada do jato já fabricada. Desenvolvido para a Força Aérea do Qatar Emiri (QEAF), o jato demonstrou sua capacidade de próxima geração durante sua missão de 90 minutos. O vôo decolou e aterrissou no Aeroporto Internacional Lambert em St. Louis.

"Estamos muito orgulhosos dessa conquista e esperamos com grande entusiasmo os contínuos sucessos deste programa", disse o coronel Ahmed Al Mansoori, comandante do QEAF F-15 Wing. "Este primeiro vôo bem-sucedido é um marco importante que aproxima nossos esquadrões um passo mais perto de pilotar esta incrível aeronave nos céus do Catar."

A equipe de teste de voo da Boeing, liderada pelo piloto de testes Matt Giese, implementou uma lista de verificação de missão precisa para testar as capacidades da aeronave de múltiplas funções. A aeronave demonstrou sua capacidade de manobra durante sua decolagem vertical “Viking” e puxando nove Gs, ou nove vezes a força da gravidade da Terra, em suas manobras subsequentes no espaço aéreo de teste. Verificações de sistemas como aviônicos e radares também foram bem-sucedidas. Uma equipe de teste que monitora os dados em tempo real confirmou que a aeronave foi executada conforme o planejado.

"Este primeiro vôo bem-sucedido é uma etapa importante para fornecer ao QEAF uma aeronave com a melhor faixa e carga útil da categoria", disse Prat Kumar, vice-presidente da Boeing e gerente de programa do F-15. “O avançado F-15QA oferece não apenas recursos de mudança de jogo, mas também é construído usando processos de fabricação avançados que tornam o jato mais eficiente na fabricação. No campo, o F-15 custa metade do custo por hora de vôo de aeronaves de combate semelhantes e oferece muito mais carga útil em intervalos muito maiores. Isso é sucesso para o guerreiro ".

O Departamento de Defesa dos EUA concedeu à Boeing um contrato de US $ 6,2 bilhões em 2017 para fabricar 36 caças F-15 para o QEAF. A Boeing começará a entregar aeronaves ao cliente em 2021. Além disso, a Boeing recebeu um contrato de venda militar estrangeira da Força Aérea dos EUA em 2019 para treinamento de tripulação e manutenção de tripulação aérea F-15QA para o QEAF.

O F-15QA traz para seus operadores tecnologias de última geração, como controles de voo fly-by-wire, cockpit digital; sensores modernizados, radar e recursos de guerra eletrônica; e o computador de missão mais rápido do mundo. Aumentos na confiabilidade, sustentabilidade e manutenção permitem que os operadores de defesa permaneçam acessíveis à frente das ameaças atuais e em evolução.

Através de investimentos na plataforma F-15QA e parceria com a Força Aérea dos EUA, a Boeing está se preparando para construir uma variante doméstica do caça avançado, o F-15EX. O F-15EX tornou-se um programa recorde para a Força Aérea quando a Lei de Autorização de Defesa Nacional para o ano fiscal de 2020 foi assinada em 30 de dezembro de 2019. Em janeiro, a Força Aérea emitiu notificações públicas de sua intenção de adjudicar um contrato de fonte única para a Boeing por oito jatos. Os planos futuros preveem 144 aeronaves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário