sexta-feira, 10 de abril de 2020

Pilotos da Força Aérea Sueca treinam em estrada nacional

Na semana passada, pilotos de caças Gripen da Força Aérea Sueca treinaram para decolar e pousar em uma estrada nacional na Suécia, relata o Forsvarsmakten. Uma parte da estrada nacional 44 entre Lidköping e Grästorp foi usada como área de exercício, enquanto o tráfego usual era direcionado para uma estrada alternativa. 
"Nosso objetivo é aumentar nossa prontidão operacional e a flexibilidade de decolar e pousar em locais que não possuem instalações fixas nos ajuda a fazer isso", diz o chefe da frota aérea de Skaraborg, coronel Malin Persson, que visitou o estrada durante o dia. "Ao praticar decolagens e pousos em locais inesperados, você permite que a frota opere rapidamente em qualquer situação que possa surgir", acrescentou o coronel Persson.
A chave para maximizar o efeito operacional é preparar os caçadores o tempo todo. É por isso que o Gripen foi projetado com recursos STOL (decolagem e aterrissagem curtas), que permitem que os caças sejam transportados pelo ar, mesmo em condições adversas, com uma faixa de apenas 16 x 800 metros.

(Fotos: Astrid Amtén/Försvarsmakten)

Nenhum comentário:

Postar um comentário