quarta-feira, 22 de julho de 2020

125º aniversário de nascimento do designer de aeronaves Pavel Sukhoi

22 de julho de 2020 marca o 125º aniversário do nascimento do projetista de aeronaves Pavel Osipovich Sukhoi (ele nasceu em 22 de julho de 1895).

Pavel Sukhoi nasceu na cidade de Glubokoe, na região de Vitebsk, em 10 de julho de 1895. Ao lado do menino, a família Sukhoi tinha mais quatro filhas. Quando Pavel tinha cinco anos, seu pai foi convidado para o cargo de diretor de uma escola ferroviária em Gomel.

Um dia, o jovem Pavel Sukhoi encontrou um artigo escrito pelo "pai" da moderna aerodinâmica e hidrodinâmica Nikolay Zhukovsky, e a partir desse momento escolheu seu caminho.

Zhukovsky era professor na Escola Técnica Superior de Moscou, e Pavel decidiu que, depois de se formar no ensino médio, se candidataria lá. Ele se formou no colegial com uma medalha de prata, mas não foi aceito na Escola Técnica de Moscou. Mas Pavel não desistiu e um ano depois se tornou aluno de uma escola técnica, ouvindo atentamente as palestras de Zhukovsky. Mais tarde, após as palestras, ele trabalhou no laboratório aerodinâmico com os mesmos entusiastas: os futuros projetistas de aeronaves Vladimir Petlyakov e Andrei Tupolev.

Em 1916, Pavel Sukhoi foi convocado para o exército e foi inscrito no 733º regimento de artilharia da Frente Noroeste.

Logo Pavel Sukhoi deixou o exército e acabou em Moscou, onde se formou na Escola Técnica Superior. Depois de defender seu diploma, o designer de aeronaves Andrey Tupolev convidou Sukhoi para seu escritório de design. Desde então, Pavel Osipovich dedicou sua vida à criação de aeronaves. Em 1936, ele se tornara vice-chefe do departamento de design do instituto de pesquisa TSAGI. Foi a equipe de Pavel Sukhoi quem criou a aeronave ANT-25, na qual os pilotos Valery Chkalov, Georgi Baidukov e Alexander Belyakov voaram na rota Moscou - Terra Franz-Josef - Petropavlovsk-Kamchatsky, cobrindo uma distância de 9.374 quilômetros. Foi um recorde mundial de alcance.

Em 1937, Pavel Osipovich Sukhoi foi nomeado chefe do departamento de design da TSAGI. No mesmo ano, os pilotos soviéticos da aeronave ANT-25 voaram pela primeira vez de Moscou através do Pólo Norte, pousando em Portland, EUA.

Para uma contribuição especial à indústria aeronáutica soviética, Pavel Sukhoi foi encarregado da criação de um novo departamento de design. Desde 1939, chefia o programa de pesquisa e ocupa o cargo de designer-chefe. Ao mesmo tempo, o primeiro avião de combate desenvolvido por Sukhoi sob o nome BB-1, um bombardeiro de curto alcance, foi implantado. Um ano depois, Sukhoi criou a aeronave multifuncional Su-2. A partir desse dia, uma nova etapa na vida do designer começou - aeronaves que possuíam seu próprio nome decolaram no céu.

Durante a Segunda Guerra Mundial, as aeronaves Su-1 e Su-3, bem como as aeronaves de ataque blindadas Su-6, foram criadas no Sukhoi Design Bureau. Esses aviões não foram incluídos na série, mas Pavel Sukhoi recebeu o Prêmio Stalin de 1º grau pela criação do Su-6.

Pavel Osipovich e membros de seu departamento de design estavam nas origens da criação de aviões a jato e supersônicos da URSS nos anos pós-guerra. O Su-7B tornou-se o ancestral da família de aeronaves desse tipo, por muitos anos formando a base das forças aéreas dos caças-bombardeiros da União Soviética.

Mais tarde, ele continuou a seguir seu próprio caminho. Em 1953, o trabalho do Sukhoi Design Bureau foi retomado há algum tempo, e o designer-chefe começou a criar um caça de linha de frente com uma asa em forma de flecha e um interceptador de caça com uma asa triangular. Era tão novo que parecia incrível.

Em 1959, a aeronave T-438, pilotada pelo piloto Vladimir Ilyushin, estabeleceu um recorde mundial de altitude de 28.852 metros. Em 1960, a aeronave Sukhoi Design Bureau T-405 estabeleceu um recorde absoluto de velocidade para uma rota fechada de cem quilômetros - 2,012 km / h. Em pouco tempo, o novo caça-interceptor Sukhoi T-37 atingiu uma velocidade de até 3.000 km / h.

Em 22 de agosto de 1972, as aeronaves T-4 de reconhecimento de alta velocidade, anti-navio e bombardeiro estratégico do Sukhoi Design Bureau, pesando cem toneladas, eram, portanto, chamadas de "Sotka" (aeronave 100). Um ano depois, esta aeronave a uma altitude de 12 mil e 100 metros superou a barreira do som. Ele conseguiu atingir velocidades de até 3.200 km / h, mas não foi incluído na série.

No total, Pavel Sukhoi desenvolveu cinquenta projetos de aeronaves originais, das quais mais de três dúzias foram construídas e testadas. Além disso, o Sukhoi Design Bureau desenvolveu um pára-quedas de freio e um assento de ejeção para o piloto.

Laureado dos prêmios Lenin, Stalin e Estado, detentor de três ordens de Lenin Pavel Osipovich Sukhoi, morreu em 1975. Sua rica herança está sendo materializada nos mais novos complexos de aviação da Rússia moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário