terça-feira, 21 de julho de 2020

Airbus entrega o primeiro A330 MRTT da frota de transporte multinacional da OTAN

A Airbus entregou formalmente, no final de junho, a primeira das oito aeronaves Airbus A330 Multi Role Tanker Transport (MRTT) encomendadas pela Frota Multinacional da OTAN MRTT (MMF) após uma cerimônia realizada no local da Airbus, em Getafe, na Espanha. A aceitação oficial desta primeira aeronave representa um marco decisivo para a entrada em serviço desta unidade multinacional formada pela Holanda, Luxemburgo, Noruega, Alemanha, Bélgica e República Tcheca.

A aeronave ficará na sua principal base operacional, localizada em Eindhoven, na Holanda. A frota do FMM também operará a partir de um segundo local, a Forward Operating Base em Colônia, Alemanha.

Dirk Hoke, CEO da Airbus Defense and Space, disse: “O programa MMF da OTAN representa perfeitamente o futuro da cooperação em defesa e mostra o verdadeiro sucesso do conceito de compartilhamento e compartilhamento. Como um parceiro de confiança para as forças armadas, a Airbus está extremamente orgulhosa de ver seu A330 MRTT na vanguarda e pronto para garantir capacidades decisivas e interoperabilidade para as nações parceiras da OTAN. ”

Peter Dohmen, Gerente Geral da Agência de Compras e Suporte da OTAN (NSPA), disse: “O programa do FMM é um excelente exemplo de excelente cooperação entre nações, a UE e a OTAN e a forte colaboração entre a OCCAR e a NSPA. Esse recurso exclusivo de última geração permitirá que nossos países participantes realizem uma ampla gama de operações em vários domínios. Agradecemos às nações por sua confiança contínua na NSPA como gerente de sistema e desejamos a elas sucesso em suas futuras missões. ”

Matteo Bisceglia, diretor da Organização para Cooperação Conjunta em Armamento (OCCAR), disse: “A entrega da primeira aeronave do MMF marca um marco importante no contrato de aquisição de MMF ADS gerenciado pela OCCAR. A OCCAR se orgulha de ter entregue esta aeronave ao cliente no prazo, sem quebras de desempenho ou custo. Os pontos-chave para esse sucesso são a confiança das Nações do MMF na capacidade da NSPA e da OCCAR de gerenciar com eficiência o Programa, a excelente cooperação com a UE e a vontade de ter sucesso com a experiente equipe do FMM. ”

O programa do FMM é financiado pelas seis nações que terão o direito exclusivo de operar as aeronaves pertencentes à OTAN em um acordo de associação. A aeronave será configurada para reabastecimento em voo, transporte de passageiros e carga e operações de evacuação médica.

A Agência Europeia de Defesa (EDA) iniciou o programa do FMM em 2012. A OCCAR gerencia a fase de aquisição do FMM e os dois primeiros anos do Suporte Inicial em Serviço como agente executor de contratos em nome da NSPA. Após a fase de aquisição, a NSPA será responsável pelo gerenciamento completo do ciclo de vida da frota.

O A330 MRTT combina a tecnologia avançada de um avião-tanque de nova geração com a experiência operacional registrada durante mais de 200.000 horas de vôo em serviço. O A330 MRTT é interoperável com receptores em todo o mundo e oferece verdadeiros recursos multifuncionais, conforme comprovado nas recentes missões MEDEVAC e de transporte estratégico relacionadas à pandemia do COVID-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário