domingo, 16 de agosto de 2020

125 anos da Škoda

A ŠKODA AUTO está fazendo uma jornada extraordinária através de 125 anos de história da empresa com doze marcos automotivos. O desfile, apresentando alguns dos modelos mais importantes do fabricante de automóveis tcheco, em torno da sede da empresa em Mladá Boleslav foi um destaque das comemorações do 125º aniversário da empresa. Os veículos selecionados vão desde o L&K Voiturette A, o primeiro carro da marca que data de 1905, até o ainda camuflado ŠKODA ENYAQ iV. O novo SUV elétrico será apresentado oficialmente no final deste ano e marca o início de uma nova era para a ŠKODA. Combina as ideias, inovações e influências dos 125 anos de história empresarial da ŠKODA num único veículo.


Cada um dos doze marcos desta comitiva única moldou o seu tempo e adicionou um capítulo à história do desenvolvimento dos veículos ŠKODA. A tradição da montadora é representada pelo L&K Voiturette A construído entre 1905 e 1907, a primeira geração ŠKODA SUPERB (1934 a 1949) e o ŠKODA POPULAR MONTE CARLO (1936 a 1939), bem como um ŠKODA FELICIA conversível (1959 a 1964), um ŠKODA 1000 MB (1964 a 1969), um ŠKODA TREKKA (1966 a 1972) e um ŠKODA 110 R Coupé (1970 a 1980). O período de meados da década de 1980 até os dias atuais é representado pelo FAVORIT (1987 a 1994), a primeira geração do moderno OCTAVIA (1996 a 2010), um ŠKODA YETI (2009 a 2017), o ŠKODA SCALA produzido desde 2018 e um ŠKODA ENYAQ iV camuflado, que será apresentado ao público global em breve.

Tudo começa com a Voiturette L&K

A pedra fundamental para a história de sucesso da ŠKODA AUTO foi lançada pelos fundadores Laurin e Klement em 1905 com a L&K Voiturette A. Foi o primeiro automóvel da empresa dez anos após a empresa, que começou produzindo bicicletas e mais tarde motocicletas, foi fundada. Os destaques da década de 1930 incluem o impressionante ŠKODA SUPERB, que era o modelo carro-chefe da marca ainda naquela época, oferecendo um interior espaçoso e um alto nível de conforto de direção, e o ŠKODA POPULAR MONTE CARLO, que, graças ao seu design de transmissão no eixo traseiro, tinha excelentes características de manuseio. Foi em homenagem a este modelo especial, que comemorou vitórias no lendário Rally de Monte Carlo, que a ŠKODA introduziu a designação MONTE CARLO que ainda hoje denota as versões de modelo esportivo do FABIA, SCALA e KAMIQ. Tal como o POPULAR MONTE CARLO, o ŠKODA FELICIA de 1959 é também um ícone do design. A ŠKODA se reinventou visualmente com o conversível, refletindo um estilo que era o auge da moda na época.

ŠKODA 1000 MB com corpo autoportante e bloco do motor de alumínio na parte traseira

Três modelos da década de 1960 também estão na linha. Em 1964, a ŠKODA introduziu uma carroceria autoportante no revolucionário ŠKODA 1000 MB, inaugurando assim a era do motor traseiro. O bloco do motor foi produzido usando um processo de fundição sob pressão de alumínio patenteado e destaca o alto nível de especialização em engenharia mecânica na unidade de Mladá Boleslav. O conceito de tração com motor traseiro e tração traseira também foi utilizado no ŠKODA 110 R de 1970. O ŠKODA 130 RS, que teve sucesso tanto em ralis como em circuitos, posteriormente construído no coupé desportivo de duas portas e ainda é lembrado hoje nos modelos RS desportivos da ŠKODA. Baseado no OCTAVIA original, o TREKKA, que foi construído na Nova Zelândia a partir de 1966, é um precursor dos SUVs de hoje. O off-roader foi feito sob medida para atender às necessidades dos clientes e requisitos específicos do mercado.

Tração dianteira e estreia do moderno OCTAVIA

Outro marco na cavalgada histórica é o ŠKODA FAVORIT. Em 1987, a ŠKODA lançou a tração dianteira com o modelo compacto projetado por Bertone e ofereceu as variantes COMBI e PICKUP, além de um hatchback. O OCTAVIA 1996 foi o primeiro modelo ŠKODA totalmente desenvolvido sob a égide do Grupo Volkswagen, abrindo caminho para que a empresa se tornasse um fabricante de volumes. A sua amplitude e atractiva relação preço-desempenho tornam-se posteriormente uma parte integrante da identidade do produto ŠKODA. O ŠKODA YETI marcou a entrada bem-sucedida da marca no segmento de SUV em 2009. Este segmento, no qual KAMIQ, KAROQ, KODIAQ e o próximo ENYAQ iV formam uma família completa de SUV hoje, está abrindo novos grupos de clientes para a marca. O YETI também gozou de grande popularidade graças às suas muitas ideias inovadoras Simply Clever, como os bancos VarioFlex ajustáveis ​​individualmente. A ŠKODA introduziu uma nova linguagem de design com o SCALA em 2018 e agora oferece um exterior ainda mais emotivo, além do espaço generoso característico da marca. Ao mesmo tempo, o fabricante deu um salto em frente na área da conectividade - o SCALA é o primeiro ŠKODA 'sempre online'.

ENYAQ iV conduz a ŠKODA para um futuro elétrico

Tal como os outros onze marcos marcaram as suas eras, o novo ŠKODA ENYAQ iV terá um impacto significativo nos próximos anos. Combina todas as virtudes da ŠKODA, como engenhosidade, inventividade, experiência em design e ousadia com tecnologias inovadoras. Representa a essência de todos os valores da marca; é surpreendente, prático e simplesmente inteligente. O ENYAQ iV é o resultado de 125 anos de experiência em desenvolvimento, criatividade e paixão e está conduzindo a empresa para um futuro sustentável e elétrico. A estreia mundial terá lugar na segunda metade do ano e o lançamento no mercado está previsto para o primeiro trimestre de 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário