domingo, 9 de agosto de 2020

Almejando cultura em Lima? Visite os museus da cidade

Você seria perdoado se tudo que quisesse fazer durante sua visita a Lima fosse comer. Afinal, a cidade se tornou a capital gastronômica da América Latina, com vários de seus restaurantes sendo reconhecidos mundialmente. Mas, se você se afastar um pouco da mesa, vale a pena visitar esses cinco museus de Lima, que oferecem coleções atraentes de fotografia, cerâmica pré-colombiana, tecidos antigos e até carros clássicos. (Por Karen Catchpole)

Museu MATE



O Museu MATE é um espaço pequeno no bairro de Barranco, dedicado ao trabalho do fotógrafo peruano de moda e retratos Mario Testino.

Um punhado de quartos apresenta impressões enormes de suas imagens tiradas de seus vários temas famosos (entre eles, a princesa Diana e as supermodelos Naomi Campbell e Kate Moss), bem como imagens impressionantes de alguns grupos indígenas do Peru em seus trajes tradicionais, fotografados na alta costura nos altos Andes.

Uma sala é dedicada a exposições rotativas e há um café relaxante e uma loja muito chique no local.

Lima Art Museum


O MALI tem de tudo um pouco. O Museo de Arte Lima , no centro da cidade, possui uma impressionante coleção pré-colombiana, arte sacra do período colonial espanhol e obras de artistas peruanos modernos.

Localizado no prédio do Palácio das Exposições, concorrido em 1972, o MALI (como é chamado pelos cariocas) é o melhor museu de Lima para quem quer ver de tudo um pouco em um espaço arquitetonicamente importante.

Museu Têxtil Pré-colombiano Amano


Descubra o fascínio da história têxtil de Lima.

Mesmo se você não for louco por têxteis, uma visita ao Museu Têxtil Pré-colombiano Amano, no bairro de Miraflores, em Lima, vai impressionar. O que começou como uma paixão pessoal pelos têxteis floresceu em uma das visões gerais mais abrangentes e bem apresentadas da rica história têxtil do Peru.

Mais de 500 peças estão expostas de forma que permite ao visitante acompanhar a evolução dos tecidos peruanos ao longo dos tempos. Excelente trabalho de restauração e exibições de classe mundial fazem jus aos intrincados designs e técnicas visíveis nos tecidos desta coleção.

Exposições que mostram matérias-primas e técnicas de tingimento contribuem para uma compreensão geral das artes têxteis peruanas. Visitas guiadas estão disponíveis para quem deseja aprender ainda mais.

Museu Larco


Olaria e cerâmica do período pré-colombiano estão entre os pontos fortes da coleção do Museu Larco.

O Museu Larco , no bairro de Pueblo Libre da cidade, é a combinação perfeita de cenário encantador e coleção épica. Fundado em 1926, o museu agora possui mais de 45.000 peças de artefatos pré-colombianos de antigas culturas peruanas.

Selecione peças da coleção, incluindo cerâmica, pinturas, joias pré-incas, máscaras, múmias, arte erótica e muito mais, são exibidas em uma mansão restaurada do vice-reinado cercada por jardins.

Milhares de peças mais requintadas são exibidas em prateleiras de metal em um depósito lotado que é aberto ao público. Há também um adorável café interno / externo no local e uma excelente loja de presentes.

Nicolini Auto Museum


O Museu do Automóvel Nicolini é único na América Latina, apresentando alguns modelos que não existem mais em outros lugares.

Se você gosta de carros clássicos, vale a pena fazer uma curta viagem fora de Lima até o Nicolini Auto Museum , onde Jorge Nicolini comprou, restaurou e exibiu mais de 100 carros clássicos que datam de 1901.

Não existe outra coleção como esta na América do Sul e alguns modelos, como um Wanderer de 1951, são considerados os únicos exemplares restantes no mundo.

(Fotos: Eric Mohl)

Nenhum comentário:

Postar um comentário