segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Setenta anos depois, o Pirelli Stella Bianca retorna à pista com a Fórmula 1 em Silverstone

Em italiano, 'Stella Bianca' significa 'Estrela Branca', mas no mundo dos pneus, Stella Bianca é sinônimo de Pirelli e, especificamente, da era de ouro do automobilismo. Em 1950, quando o Campeonato Mundial da Fórmula 1 era novo e Giuseppe Farina venceu a primeira corrida, uma comemoração foi feita durante o segundo fim de semana de agosto no Grande Prêmio do 70º Aniversário, em Silverstone, o pneu de seu Alfa Romeo era um Pirelli Stella Bianca. Havia até uma pequena estrela branca na parede lateral para distingui-lo, uma vez que os pneus de rua levavam o mesmo nome. As celebrações ao Pirelli Stella Bianca terão um lugar permanente na história de Silverstone para que todos possam ver, já que a réplica do pneu foi doada ao novo museu Silverstone Experience.

Como a própria Alfa Romeo naqueles primeiros anos, os pneus Pirelli foram dominantes ao longo das primeiras temporadas da Fórmula 1, também vencendo com a Ferrari e a Maserati para infundir um sabor profundamente italiano no início da principal categoria do automobilismo mundial. Até hoje, Alfa Romeo e Pirelli são as únicas combinações que existem desde o início.

Os pneus de pista seca de Fórmula 1 da Pirelli da era moderna são chamados de P Zero, enquanto o Cinturato é o nome dos para chuva. Agora, porém, 70 anos após ter corrido pela primeira vez na Fórmula 1, em Silverstone, o famoso nome Stella Bianca está de volta à “casa do automobilismo britânico”. Tanto na pista quanto na estrada, exemplificando a simbiose que sempre ligou intrinsicamente os produtos de rua da Pirelli aos pneus que ela faz para as pistas.

O Stella Bianca não só é uma das estrelas de Silverstone, como continua muito presente nas ruas. Há dois anos, uma versão de estrada foi relançada como parte da família Pirelli Collezione de pneus vintage, que combinam aparência clássica com tecnologia moderna. A linha, que está sendo expandida o tempo todo, agora equipa uma grande variedade de carros clássicos, desde lendas do pós-guerra até os modernos da década de 1990.

Esses pneus são projetados para ajudar os motoristas a aproveitarem seus veículos exatamente da mesma maneira que os proprietários originais faziam, quando eram novos. Todos os Collezione são produzidos em quantidades limitadas, assim como é o caso dos pneus de automobilismo da Pirelli e, de fato, os Stella Bianca mais recentes são feitos na mesma fábrica especializada que muitos dos produtos destinados para uso em competição. O que faz o Stella Bianca se destacar é que, atualmente, é o único pneu que a Pirelli fabrica com uma construção convencional, depois de anos fazendo radiais. Alguns novos tamanhos serão lançados no final do ano, abrindo o Stella Bianca para ainda mais entusiastas do automobilismo.

Ao contrário da década de 1950, as estrelas da Fórmula 1 não correrão desta vez com o icônico Stella Bianca, apenas admirando-o à distância. Mas eles ainda poderão apreciar a rica história que ajudou a tornar seu esporte no espetáculo verdadeiramente global que é hoje. Com a Pirelli no centro, desde o início.


Nenhum comentário:

Postar um comentário