quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Fuzileiros Navais dos Estados Unidos aposentam Bell AH-1W após 34 anos de serviço


O Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, USMC, retirou oficialmente o Bell AH-1W “Super Cobra” de suas fileiras após mais de 30 anos de serviço confiável. A icônica aeronave de lâmina dupla serviu como helicóptero de ataque dedicado para os fuzileiros navais em várias campanhas, incluindo a Operação Tempestade no Deserto, Liberdade do Iraque e Liberdade Duradoura.

“O AH-1W Super Cobra serviu admiravelmente e deixa um legado notável de pontualidade no apoio de helicópteros de ataque no alvo para nossos fuzileiros navais”, disse o coronel David Walsh, gerente de programas de helicópteros leves / de ataque (PMA-276 ) “Embora o capítulo AH-1W esteja terminando, o AH-1Z Viper está pronto com capacidade ainda maior para apoiar nossos fuzileiros navais nos próximos anos.”

Originalmente designado como AH-1T +, o Super Cobra voou pela primeira vez em 16 de novembro de 1983 no Bell's Flight Research Center em Arlington, Texas. Bell entregou os primeiros AH-1Ws aos fuzileiros navais em 27 de março de 1986 e entregou a aeronave final em 1999, para uma frota doméstica de 179 helicópteros de ataque. Até agosto de 2020, o USMC voou com o Super Cobra por 933.614 horas.

“Estamos extremamente orgulhosos das capacidades que o AH-1W trouxe para os fuzileiros navais dos Estados Unidos nos últimos 34 anos”, disse Michael Deslatte, gerente do programa H-1 Bell. “O tremendo legado do Super Cobra é uma prova da excelência e dedicação que os homens e mulheres da Bell colocaram nessas plataformas por gerações e esperamos continuar esse legado nos próximos anos.”

Os AH-1Ws remanufaturados em AH-1Z Vipers continuarão a servir na Marinha dos Estados Unidos. O Viper de quatro lâminas substitui o Super Cobra como o sucessor da moderna plataforma de helicópteros de ataque e fornece recursos ar-ar e anti-blindados totalmente integrados, projetados para realizar com sucesso a mais ampla gama de missões contemporâneas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário