sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Programa Avião Solidário da LATAM transporta peles de tilápia para tratamento de vítimas de incêndio

A LATAM Cargo transportou, no último dia 11, em apoio à Universidade Federal do Ceará (UFC) e ao Instituto de Apoio ao Queimado (IAQ), dez quilos de peles de tilápia para auxiliar o tratamento de animais domésticos e silvestres que sofreram queimaduras e com feridas traumáticas. O voo que decolou de Fortaleza (CE) com destino final a Uberlândia (MG) foi mais uma ação do Avião Solidário da LATAM que contribui com o trabalho de profissionais e pesquisadores das áreas da saúde e de preservação do meio ambiente.

O tratamento com pele de tilápia foi desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com o Instituto de Apoio ao Queimado (IAQ). Trata-se de um curativo biológico para tratamento de queimaduras referência no Brasil e no exterior. O material é barato e sustentável, pois sua matéria-prima é a própria pele do peixe, um subproduto de descarte abundante na indústria de alimentos.

Em outubro, a LATAM já havia transportado peles de tilápia para auxiliar no tratamento de animais atingidos pelas queimadas no Pantanal Mato-Grossense. Esse tipo de iniciativa faz parte do programa Avião Solidário do Grupo LATAM que, há 9 anos, beneficia toda a América Latina por meio da conectividade e da capacidade de transporte de passageiros e de carga. Além de realizar o transporte de profissionais de saúde e pacientes que precisam de tratamento médico, também viabiliza o transporte gratuito de órgãos, tecidos e células-tronco, equipamentos, alimentos e suprimentos médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário