quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

O uso de altas temperaturas na cabine de comando de aviões para combater a COVID-19

A Boeing e a Universidade do Arizona demonstraram que a aplicação de calor às superfícies, especialmente em equipamentos de cabine de comando (difíceis de limpar), elimina, de forma efetiva, o SARS-CoV-2, o vírus que causa a COVID-19.

Os resultados indicam que o vírus pode ser destruído em mais de 99,99% após exposição de três horas a temperaturas de 50°C Na verdade, temperaturas a partir de 40°C já seriam efetivas em matar mais de 99,9% dos vírus.

"A segurança dos passageiros e da tripulação são nossas principais prioridades. Isso se estende por todas as áreas da aeronave", afirmou Michael Delaney, que lidera os esforços da Iniciativa Viagem com Segurança (Confident Travel Initiative - CTI) da Boeing. "A desinfecção térmica pode fornecer uma nova ferramenta bastante valiosa de destruição do vírus da COVID-19 em componentes sensíveis e de difícil acesso que protegem os pilotos".

A Boeing concluiu os testes em resposta às necessidades das companhias aéreas para ampliar a segurança e o bem-estar de passageiros e tripulações durante a pandemia de COVID-19. Os testes foram conduzidos em um ambiente de laboratório protegido na universidade usando partes da cabine de comando e o vírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19, neste outono.

"Estamos basicamente cozinhando o vírus", explicou o Dr. Charles Gerba, microbiologista da Universidade do Arizona e especialista em doenças infecciosas. "A desinfecção térmica é uma das formas mais antigas de matar microrganismos causadores de doenças. É usada por microbiologistas em nosso laboratório todos os dias".

A cabine de comando é uma das áreas mais complexas em termos de higienização com desinfetantes químicos tradicionais. Em áreas com equipamentos eletrônicos sensíveis, o calor tem a capacidade de desinfetar sem os efeitos adversos dos produtos de limpeza. A cabine de comando foi projetada para suportar temperaturas de até pouco mais de 71ºC, o que torna a desinfecção térmica um método de higienização seguro, prático e eficaz.

Como as viagens aéreas são fundamentalmente afetadas pela pandemia global de COVID-19, a Boeing e a Universidade do Arizona continuam testando métodos de limpeza recomendados em um laboratório contra o SARS-CoV-2 e outros vírus semelhantes para validar ainda mais sua eficácia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário