terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Grupo Hyundai Motor revela conceito de veículo não tripulado TIGER para mobilidade definitiva

O Grupo Hyundai Motor acaba de revelar o TIGER (Transforming Intelligent Ground Excursion Robot), segundo Ultimate Mobility Vehicle (UMV) da companhia e primeiro projetado para ser não tripulado. O “robô transformador inteligente para excursão terrestre” foi desenvolvido para transportar vários tipos de cargas enquanto trafega por terrenos desafiadores.


O TIGER foi desenvolvido pelo New Horizons Studio, do Grupo Hyundai Motor, sediado em Mountain View, na Califórnia. O estúdio foi criado no fim de 2020 para desenvolver UMVs a partir de pesquisas e da liderança em inovação do Vale do Silício e outros centros de inovação.


“Veículos como o TIGER, e as tecnologias que o suportam, nos dão a oportunidade de soltar nossa imaginação”, disse o Dr. John Suh, responsável pelo New Horizons Studio. “Estamos constantemente procurando novas maneiras de repensar o design e o desenvolvimento dos veículos, e de redefinir o futuro do transporte e da mobilidade”.


Veículo conceito mostra habilidade em terrenos remotos e inacessíveis

As excepcionais habilidades do TIGER são projetadas para funcionar como uma plataforma de exploração científica móvel em lugares extremos e remotos. Baseado em uma arquitetura de plataforma modular, suas características incluem um sofisticado sistema de locomoção sobre pernas e rodas, controle direcional de 360 graus e uma série de sensores para observação remota. Ele também é pensado para se conectar a veículos aéreos não tripulados (UAVs), que podem recarregá-lo totalmente e transportá-lo a lugares inacessíveis.


Um grande compartimento de carga alojado no interior de sua carroceria indica que o TIGER pode atuar na entrega de produtos ou ser acionado para enviar suprimentos para ajuda em situações de emergência. A articulação na forma de perna ou roda permite ao TIGER enfrentar uma série de situações extremas, mantendo a carga útil mais nivelada do que um veículo terrestre convencional.

Com suas pernas retraídas, o TIGER roda como um veículo com tração nas quatro rodas e em seu modo mais eficiente, pois se move por rolamento. Mas quando o veículo fica preso ou precisa se locomover sobre um terreno intransitável para as rodas, ele usa sua habilidade de andar para se desprender ou caminhar mais facilmente sobre aquele terreno. Essa é uma característica vista previamente no Elevate, primeiro conceito de UMV com pernas móveis do Grupo Hyundai Motor, que foi apresentado na Consumer Electronic Show (CES), em 2019.

Assim como o Elevate, outro veículo terrestre de quatro pernas/ rodas da Hyundai, o TIGER compartilha características similares como suas pernas e rodas. A diferença entre o Elevate e o TIGER é que, enquanto o anterior pode transportar passageiros, o novo veículo é não tripulado. Tanto o TIGER quanto o Elevate misturam tecnologias de robótica e locomoção sobre rodas, permitindo a eles atravessar terrenos além das limitações até dos mais versáteis veículos off-road.

Primeira versão projetada no Vale do Silício com parcerias de desenvolvimento global

A primeira versão do TIGER é o X-1 (o X significa “experimental”) e reúne uma ampla variedade de conhecimentos em tecnologia e design. O projeto está sendo liderado pelo New Horizons Studio, do Grupo Hyundai Motor, em uma estreita parceria com a Autodesk, uma empresa líder em software de design para engenharia.

“Trabalhar em estreita colaboração com a equipe da Hyundai no veículo TIGER X-1, utilizando tecnologia avançada, como design generativo para ultrapassar os limites do aumento de força enquanto se reduz o peso no transporte, é exatamente o que queremos dizer quando falamos sobre a criação de um novo possível", afirmou Srinath Jonnalagadda, vice-presidente de Estratégia de Negócios para Design e Manufatura na Autodesk. “Novas técnicas de design, engenharia e manufatura viabilizadas pela Autodesk Fusion 360 ajudam os times modernos e colaborativos de hoje a alcançar a fase de produção com mais rapidez e eficiência”.

O TIGER X-1 une os recursos de design generativo da Autodesk com as crescentes habilidades da Hyundai em Pesquisa & Desenvolvimento em mobilidade. As equipes têm trabalhado juntas para criar uma estrutura leve mas incrivelmente forte, com pernas e certos elementos de chassis criados a partir da impressão 3D de compostos de fibra de carbono.

Em parceria com especialistas em design de conceito exterior do Sundberg-Ferar, o New Horizons Studio vem desenvolvendo o Tiger X-1 para entregar e recuperar cargas críticas em terrenos acidentados. Essas características tornam o veículo conceito ideal para avaliação 360 graus de superfícies em áreas atingidas por desastres naturais, ao enfrentar terrenos desafiadores, ou até mesmo explorando a superfície de outra lua ou planeta.


“Ao desenvolver o TIGER com o New Horizons Studio, a equipe do Sundberg-Ferar buscava criar um robô que maximizasse a eficiência de movimento das rodas com a articulação de um quadrupede para expandir a possibilidade de alcançar locais mais remotos”, disse David Byron, gerente de Design e Estratégia de Inovação do Sundberg-Ferar. “O TIGER é uma plataforma modular de design permitindo que diferentes carrocerias sejam anexadas ao chassi para aplicações específicas, como entrega de carga ou patrulhamento em locais não apropriados para seres humanos”.

New Horizons Studio – o centro de desenvolvimento de UMV para o Grupo Hyundai Motor 

O New Horizons Studio, sediado em Mountain View, na Califórnia, desenvolve veículos com mobilidade nunca vista. Produtos do estúdio miram usuários com necessidade de tráfego e mobilidade em terrenos não convencionais, incluindo lugares que não podem ser alcançados por veículos com rodas tradicionais. UMVs desenvolvidos pelo New Horizons Studio podem ser submetidos a aplicações e ambientes mais desafiadores, e também se adaptar a condições variáveis.

​O New Horizons Studio tem focado no desenvolvimento de tecnologias para viabilizar veículos conceito como o TIGER. Essas tecnologias incluem locomoção por roda/ perna, materiais e estruturas de alto desempenho, sistemas de energia de elevado rendimento, sistemas de chassis e carrocerias, desenvolvimento e avaliação de sistemas de modo virtual, além de design e sistemas focados no ser humano. Cada um destes representa um significativo progresso técnico que pode ser aplicado a qualquer veículo e vai acelerar o desenvolvimento de soluções de mobilidade avançadas.

O New Horizons Studio promove a visão do Grupo Hyundai Motor de moldar o futuro da mobilidade e traz consigo o pensamento avançado e a liderança inovadora do Vale do Silício e outros centros de inovação. Os conceitos de UMV em desenvolvimento não dependem apenas de rodas e podem agir em situações de condução desafiadoras – por exemplo, um carro com pernas robôs pode salvar vidas como sendo o primeiro a responder em desastres naturais; ou pessoas sem acessos a rampas podem chamar um carro desses para subir lances de escada, se nivelar e permitir que cadeiras de rodas entrem tranquilamente em suas casas.

Usando uma combinação de robótica e tecnologia de locomoção sobre rodas, espera-se que o Elevate, o TIGER e outros veículos da New Horizons Studio redefinam a mobilidade veicular. 


O vídeo demonstrativo do TIGER X-1 está disponível no canal oficial do grupo no YouTube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário