segunda-feira, 12 de abril de 2021

Aviação e para o espaço sideral


12 de abril marca o 60º aniversário do primeiro voo tripulado do mundo ao espaço sideral. Yuri Gagarin, tendo feito uma revolução ao redor da Terra em 108 minutos na espaçonave Vostok, abriu o caminho para o espaço para toda a humanidade.

A indústria aeronáutica, e hoje as principais empresas da indústria da aviação fazem parte da United Aircraft Corporation (PJSC "UAC" como parte da State Corporation Rostec), sempre foi e continua sendo um dos principais parceiros do foguete e do espaço indústria na Rússia. Muitos designers de espaços domésticos conhecidos iniciaram suas atividades na aviação. Designer-chefe de Foguetes e Sistemas Espaciais S.P. Korolev formou-se no departamento de aviação da Universidade Técnica do Estado de Moscou. N.E. Bauman, e o chefe de seu projeto de graduação - a aeronave leve SK-4 - era o jovem A.N. Tupolev.

Os primeiros cosmonautas russos, incluindo Yuri Gagarin, foram selecionados entre os pilotos militares. Acredita-se que os pilotos de caça experimentam estresse psicológico e físico o mais próximo do voo espacial. E até hoje, muitos cosmonautas russos vêm para treinamento de partes das forças aeroespaciais.

Flight Research Institute (LII) para eles. M.M.Gromova deu uma grande contribuição para a criação de meios de exibição e equipamentos para o local de trabalho do cosmonauta. Em 1960, no instituto sob a direção de S.G. Darevsky, o primeiro simulador da cabine da nave espacial Vostok foi criado. Tornou possível simular o vôo espacial. Foi neste simulador que os primeiros cosmonautas russos, incluindo Yu.A. Gagarin.

Os projetistas de aeronaves participaram de todos os projetos aeroespaciais domésticos. Na década de 1960 - início dos anos 1970, o Mikoyan Design Bureau estava desenvolvendo o sistema aeroespacial Spiral, que consistia em uma aeronave orbital com um estágio de foguete e uma aeronave booster hipersônica. Posteriormente, os principais especialistas trabalhando na espiral foram transferidos do Mikoyan Design Bureau para o NPO Molniya especialmente criado, onde a espaçonave reutilizável Buran foi desenvolvida. A equipe da Planta Experimental de Construção de Máquinas (EMZ) participou da criação do ônibus espacial, que em 1981 recebeu o nome de V.M. Myasishchev. Os projetistas do empreendimento desenvolveram um módulo selado da cabine do Buran com sistemas de suporte à vida, controle de temperatura e resgate de emergência.

E já no início do século XXI, especialistas em aviação participaram da criação de projetos russos de sistemas aeroespaciais: o Sukhoi Design Bureau e TsAGI trabalharam em conjunto com a Rocket and Space Corporation Energia em homenagem a V.I. S.P. A Rainha acima da versão alada da nave espacial reutilizável tripulada Clipper. EMZ eles. V.M. Myasishcheva está atualmente ativamente envolvida no projeto do Fundo para Pesquisa Avançada no desenvolvimento de uma unidade de foguete reutilizável do sistema espacial e foguete reutilizável Krylo-SV.

Muitos testes de elementos de foguete e tecnologia espacial são realizados em laboratórios voadores. Isso aconteceu mais intensamente durante a criação do orbitador Buran na década de 1980. Em particular, as aeronaves de laboratório MiG-25 e Tu-154 foram usadas para testar o sistema de pouso automático do navio.

Para o teste final da etapa final do voo do Buran e seu pouso, inclusive em modo automático, foi construída uma aeronave analógica em tamanho real BTS-002. Seus testes foram realizados em Zhukovsky, perto de Moscou - no LII, juntamente com o EMZ deles. V.M. Myasishchev. Ele voou pela primeira vez em 10 de novembro de 1985, pilotado por pilotos de teste LII I.P. Wolf e R.A. Stankevicius. Eles foram originalmente planejados como a tripulação do primeiro vôo tripulado do Buran.

Aeronaves também são usadas para treinar cosmonautas russos. Treinamento de vôo no Centro de Treinamento de Cosmonautas. Yu.A. Gagarin está sendo conduzido na aeronave de treinamento L-39. Neles, os futuros participantes de voos espaciais ainda realizam acrobacias, tanto simples - "giros", "mergulho", "deslizamentos" - e complexos "golpes", "loops", "loops oblíquos".

Para preparar os cosmonautas para o trabalho em gravidade zero, as aeronaves de laboratório IL-76MDK foram criadas. Em voo, o "IL" realiza uma manobra de "deslizamento", na parte superior da qual, embora por um curto período - cerca de 25 segundos por modo - são criadas condições de gravidade zero.

E, claro, os aviões foram e continuam a ser usados ​​pela indústria espacial e de foguetes como transporte. Afinal, foi apenas por via aérea que os elementos do lançador superpesado Energia e do planador da espaçonave Buran puderam ser entregues ao cosmódromo de Baikonur: eles não cabiam nas dimensões por via férrea. Para este EMZ eles. V.M. Myasishcheva desenvolveu uma aeronave de transporte única VM-T "Atlant", na "parte traseira" da qual foram acoplados "oversized". Hoje, as aeronaves de transporte militar são freqüentemente usadas para entregar veículos "delicados" - satélites e propulsores.

Dedicado ao feito de Gagarin


Uma reunião solene foi realizada no KnAAZ em homenagem ao 60º aniversário do primeiro voo tripulado ao espaço.

Na praça com o nome de Yu.A. Gagarin, para relembrar o acontecimento que abriu uma nova página na história mundial, hoje se reúnem os trabalhadores da fábrica de aviões, alunos, veteranos, cidadãos comuns.

KnAAZ tem uma atitude especial para com o primeiro cosmonauta do mundo. 44 anos atrás, em 7 de abril de 1977, a Fábrica de Construção de Máquinas do Extremo Oriente, a primeira empresa industrial em nosso país, foi nomeada em homenagem a Yuri Alekseevich Gagarin.

“O nome de Yuri Alekseevich Gagarin é um marco especial para nós, para que nunca relaxemos, estejamos na vanguarda da construção de aeronaves, lembremos e honremos o nome do primeiro cosmonauta”, enfatizou em seu discurso o diretor da filial do PJSC Sukhoi Company KnAAZ im. Yu.A. Gagarin ”- Alexander Pekarsh, presidente do distrito regional de Khabarovsk SoyuzMash da Rússia.

Seis anos após o triunfante retorno à Terra, no ano do 35º aniversário da cidade da juventude, o primeiro cosmonauta do planeta visitou Komsomolsk-on-Amur, visitou uma fábrica de aviões. O veterano do KnAAZ, Dmitry Semenovich Zatsepin, relembrando como Yuri Gagarin foi recebido na empresa, disse que milhares de operários saíram das lojas para cumprimentar o convidado. O carro que conduzia Gagarin mal conseguia ir do posto de controle até a estação de testes de voo, onde o cosmonauta conversou com a equipe e até entrou na cabine de um dos caças montados na fábrica.

Hoje, a fábrica de aviões que leva o nome de Gagarin leva o nome do primeiro cosmonauta do planeta com dignidade. Produz os mais modernos aviões de combate - Su-35S e Su-57, protegendo as fronteiras aéreas da Rússia.

A solene reunião dedicada ao Dia da Aviação e da Cosmonáutica terminou com a tradicional colocação de flores no monumento a Yuri Gagarin, o primeiro cosmonauta do planeta e primeiro cidadão honorário de Komsomolsk-on-Amur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário