quinta-feira, 22 de abril de 2021

BR Aviation celebra Dia da Aviação de Caça


A Força Aérea Brasileira (FAB) celebra nesta quinta-feira, dia 22 de abril, o Dia da Aviação de Caça. Principal fornecedora de combustível da organização militar, a BR Distribuidora, por meio da BR Aviation, é responsável pelo abastecimento de grupos de aviação de caça, entre eles os sediados em Canoas (RS), Anápolis (GO) e Manaus (AM). A grande capilaridade da empresa, que atende o Comando da Aeronáutica em 78 aeroportos do Brasil, permite a prontidão para abastecer essas aeronaves aonde for preciso, nas missões de treinamento e proteção do espaço aéreo e das fronteiras.

Uma curiosidade do atendimento prestado pela BR Aviation é a atenção ao procedimento padrão, adotado em todas as bases, de sempre manter um caça de alerta, 24 horas por dia, com o tanque cheio e armado com todas as munições, pronto para decolar. Se a aeronave for utilizada, em missão ou em treinamento, a BR precisa reabastecê-la em até oito minutos após o pouso - quando o usual é que ocorra em até 30 minutos.

A FAB utiliza atualmente os caças Northrop F-5E/F Tiger, cuja capacidade do tanque é de 3.600 litros. Com esse volume, as aeronaves conseguem voar por até uma hora e meia, dependendo da quantidade de armamento e equipamento que estejam carregando, podendo operar em um raio de até 1.100 quilômetros.

A BR Aviation tem ampla experiência em abastecer esse tipo de aeronave e, também, o McDonnell Douglas A-4 Skyhawk II (AF-1 Falcão da Marinha do Brasil), o que garante a qualidade do atendimento. E, em setembro do ano passado, a empresa participou de um momento histórico da aviação militar e nacional ao realizar o primeiro abastecimento do F-39 Gripen em solo brasileiro, com cerca de 4.000 litros de JET PLUS (querosene de aviação aditivado), equivalente à metade da capacidade da aeronave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário