terça-feira, 20 de abril de 2021

Brasília faz 61: 5 atrações turísticas para conhecer na capital federal



Idealizada por Juscelino Kubitschek e eternizada pela genialidade de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, Brasília é um verdadeiro museu a céu aberto. Desbravar todas as belezas arquitetônicas da capital federal, que completará 61 anos de idade no próximo dia 21 de abril, pode ser uma incrível jornada repleta de descobertas. Sobretudo para aqueles que ainda enxergam a cidade com um certo preconceito.

Longe de ser apenas uma cidade-dormitório, onde transitam apenas políticos e executivos engravatados, Brasília apresenta um lado cosmopolita só seu, onde exibe endereços charmosos e estrelados no âmbito da gastronomia, da diversão e do lazer. Mas por onde começar?

Pensando nisso, o B Hotel, um dos hotéis mais descolados de Brasília, separou algumas sugestões de atrações turísticas imperdíveis na capital federal para te inspirar quando tudo isso passar.

Confira as dicas:

- Praça dos Três Poderes


Não há lugar melhor para começar a desbravar Brasília do que a Esplanada dos Ministérios, no Eixo Monumental, via que corta o Plano Piloto no sentido leste-oeste. Alguns dos principais pontos turísticos da cidade se encontram ali, em uma ampla área gramada rodeada de prédios de construção uniforme. Comece com uma visita à Praça dos Três Poderes, que reúne o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal. Acredite, não há nada de chato em admirar, mesmo que de fora, os belos traços arquitetônicos que dão vida aos edifícios.

- Catedral Metropolitana de Nossa Senhora de Aparecida


Encontrar a mais bela e mais famosa obra de Oscar Niemeyer em Brasília não é uma tarefa simples. A concorrência é acirrada e bastante pessoal, mas a Catedral Metropolitana é páreo duro na disputa. Considerada por muitos como a grande “obra-prima” de Niemeyer, a construção rendeu ao arquiteto o Prêmio Pritzker em 1988, o equivalente ao Nobel de sua profissão. A beleza dos seus inconfundíveis arcos e vitrais é única. Visita mais que obrigatória.

- Museu Nacional da República



Pertinho da Catedral Metropolitana, o Museu Nacional da República, no Setor Cultural Sul da Esplanada dos Ministérios, é outra obra arquitetônica de Oscar Niemeyer que costuma atrair a atenção dos turistas pelo seu incrível formato de cúpula com ares pra lá de futuristas. O charme, é claro, fica por conta da rampa de entrada. Na hora da foto, não deixe de aproveitar a presença da Biblioteca Nacional, ao lado do museu.

- Torre de TV



Projetada por Lúcio Costa e inaugurada em 1967 para receber antenas de emissoras de rádio e Televisão, a Torre de TV de Brasília é um marco visual na cidade, localizada exatamente ao lado do B Hotel. Seus 230 metros de altura oferecem vista panorâmica para as Asas Sul e Norte e para o Eixo Monumental. A atração, antes aberta ao público, encontra-se fechada atualmente para obras, mas mesmo interditada, a visitação é altamente recomendada pelo charme do entorno. A Feira da Torre, na base da atração, é uma reconhecida e convidativa feirinha de artesanato. O Jardim Burle Marx, a Fonte Luminosa, o Estádio Mané Garrincha e, claro, o B Hotel, também estão próximos.

- Ponte JK


Localizada no Lago Paranoá, próximo ao Palácio da Alvorada, a Ponte JK liga o Lago Sul ao centro do Plano Piloto e representa hoje um dos principais cartões postais de Brasília. Não à toa é um das atrações mais fotografadas da cidade. Também conhecida como “Terceira Ponte”, a construção é mais um projeto que rendeu prêmio ao seu criado, o arquiteto Alexandre Chan.

Para conferir mais dicas de roteiros em Brasília, o B Hotel disponibiliza, por meio deste link, um guia exclusivo com informações úteis sobre os principais atrativos da capital federal.

Sobre o B Hotel

Inaugurado em 2018, o B Hotel sugere uma nova forma de viver a intrigante e curiosa capital do país. Projeto do renomado arquiteto Isay Weinfeld, o hotel presta homenagem à Brasília, ao adotar os famosos cobogós, pilotis e vãos abertos, características marcantes da arquitetura da cidade. Os 306 apartamentos e Suítes se distribuem por 15 andares, e vão de 28 a 280 m2. Madeiras claras, leveza do mobiliário e objetos que adornam os espaços conferem elegância e harmonia aos ambientes. Conforto é o que não falta: bancada para trabalho, Smart TV, mini-bar, cama king size, lençóis e toalhas Trousseau, banheiro moderníssimo com louça importada e amenidades L’Occitane, criam o clima perfeito para relax e descanso.

Um moderno centro de convenções, concebido para atender a expectativa dos mais exigentes executivos, conta com uma grande variedade de espaços e flexibilidade para todos os tipos de reuniões e eventos para até 400 pessoas e com serviço de A&B.

Na cobertura, - onde ficam a piscina e o Bar 16 - hóspedes e passantes disputam lugares para desfrutar de drinks, petiscos e do famoso entardecer que colore toda a cidade. A gastronomia é um capítulo à parte, sob o comando do talentoso chef Jean-Yves Poirey, que adiciona às receitas clássicas francesas pitadas contemporâneas e regionais, no restaurante Térreo, em um lobby amplo e elegante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário