quinta-feira, 8 de abril de 2021

Gripen ruge sobre a Hungria há 15 anos


Já se passaram 15 anos desde que o Gripen pousou pela primeira vez na Hungria, na Base Aérea de Kecskemét, sede da frota húngra de Gripen. A Hungria foi o terceiro país, depois da Suécia e da República Tcheca, a começar a operar o Gripen C/D.

No final de 2001, o governo húngaro assinou um contrato de leasing de 14 caças Gripen (12 monopostos e dois biplaces), permitindo que o país se tornasse uma força aérea moderna do tipo ocidental. Em janeiro de 2005, o treinamento dos primeiros pilotos húngaros e da equipe de terra selecionada começou na ala F 7 da Força Aérea Sueca em Såtenäs. Ao mesmo tempo, o primeiro Gripen húngaro saiu da linha de produção em Linköping, na Suécia. Os primeiros cinco caças Gripen pousaram na pista da Base Aérea de Kecskemét em 21 de março de 2006. A aeronave Gripen foi então inspecionada pelo Ministério da Defesa da Hungria antes de ser formalmente entregue ao cliente em uma cerimônia realizada em 30 de março de 2006.

A missão principal do esquadrão Puma é a proteção e defesa do espaço aéreo húngaro. Desde 2014, os caças Gripen da Força Aérea Húngara também são responsáveis ​​pela proteção do espaço aéreo esloveno.O nome do esquadrão vem da Ala de Caça Real Húngara “Puma”, fundada em outubro de 1935.

Foi uma das unidades famosas durante a Segunda Guerra Mundial. O símbolo da unidade era a cabeça de um puma rugindo com o lema “A coragem lidera, a sorte nos acompanha”. Esse lema é o dos pilotos do Gripen húngaros de hoje.

“É um aniversário importante que a Força Aérea Húngara e a Saab estão comemorando juntos. Estou muito impressionado com as muitas conquistas que a Força Aérea Húngara alcançou voando com o Gripen. Os pilotos húngaros e toda a tripulação da Base Aérea de Kecskemét estão enviando o Gripen para as operações da OTAN, demonstrando continuamente como um caça Gripen é capaz e potente ”, disse Jonas Hjelm, Vice-Presidente Sênior da Saab e chefe da área de negócios Aeronáutica.

A Força Aérea Húngara participa regularmente de exercícios internacionais como Lion Effort ou Tiger Meet. Em 2015 e novamente em 2019, a Força Aérea Húngara foi destacada com caças Gripen para as missões de Policiamento Aéreo Báltico da OTAN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário