terça-feira, 11 de maio de 2021

Airbus testará recursos autônomos avançados no helicóptero Flightlab

A Airbus está introduzindo recursos autônomos em seu helicóptero Flightlab por meio de um projeto de codinome Vertex. Essas tecnologias visam simplificar a preparação e o gerenciamento da missão, reduzir a carga de trabalho do piloto de helicóptero e aumentar ainda mais a segurança.

Os blocos de tecnologia autônoma configurados para integrar o Flightlab são: sensores baseados em visão e algoritmos para consciência situacional e detecção de obstáculos; fly-by-wire para piloto automático aprimorado; e uma interface homem-máquina avançada - na forma de uma tela sensível ao toque e visor usado na cabeça para monitoramento e controle a bordo.

A combinação dessas tecnologias permitirá um sistema que pode gerenciar a navegação e preparação de rotas, decolagem e pouso automáticos, bem como seguir uma trajetória de voo prédefinida. A integração incremental dessas tecnologias no helicóptero Flightlab começou antes de uma demonstração completa em 2023. A Mobilidade Aérea Urbana da Airbus também se beneficiará dessa tecnologia como um trampolim essencial para o vôo autônomo.

“Estamos entusiasmados com o potencial que o projeto do demonstrador Vertex tem a oferecer”, disse Grazia Vittadini, diretora de tecnologia da Airbus. “Ao usar nosso laboratório de vôo independente de plataforma para amadurecer essas tecnologias, temos um banco de testes ágil e eficiente que apoiará o desenvolvimento de futuros sistemas autônomos que poderão equipar mais tarde o atual alcance de helicópteros da Airbus e (e) plataformas VTOL.”

A missão da Airbus não é avançar tendo a autonomia como um alvo em si, mas explorar tecnologias autônomas ao lado de outras inovações tecnológicas. Ao fazer isso, a Airbus é capaz de analisar o potencial para aprimorar as operações futuras e, ao mesmo tempo, aproveitar essas oportunidades para melhorar ainda mais a segurança da aeronave.

A Vertex é administrada pela Airbus UpNext, uma subsidiária da Airbus criada para dar um desenvolvimento acelerado de tecnologias futuras, construindo demonstradores em velocidade e escala, avaliando, amadurecendo e validando novos produtos e serviços que abrangem avanços tecnológicos radicais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário