terça-feira, 18 de maio de 2021

Frota global de AW101 da Leonardo atinge marco de 500.000 horas de voo


A frota global do helicóptero AW101, multifuncional de porte médio-pesado com três motores, ultrapassou mais de meio milhão de horas de voo. Com um operador líder excedendo mais de 7.500 horas em uma única aeronave, cerca de 200 unidades estão em serviço hoje pertencendo a mais de 10 clientes em aproximadamente dez países em todo o mundo. Com aeronaves inclusive na Noruega e Polônia, o alcance global da plataforma se estende desde a América do Norte, Europa, Oriente Médio, África, até a região Ásia-Pacífico.

A Marinha Real usará seus helicópteros AW101 Merlin Mk2 para vigiar a próxima implantação do grupo de ataque de porta-aviões e os mares circundantes, garantindo que os navios e suas tripulações estejam bem protegidos contra submarinos inimigos, navios de superfície, aeronaves e mísseis. O AW101 Merlin Mk4 também fornecerá movimentação e transporte de pessoas e suprimentos, além de manobra aérea anfíbia para operações de navio para costa, se necessário.

Entre os operadores-chave da plataforma então a Força Aérea Italiana, a Força Aérea Real Dinamarquesa e a Força Aérea Portuguesa, que utilizam a aeronave principalmente para missões SAR e/ou de Recuperação de Pessoal. A Marinha Italiana tem usado sua frota AW101 para uma série de funções, incluindo todas as principais missões no ambiente naval. A Força Aérea Real Canadense opera a variante CH-149 Cormorant desde 2001, realizando milhares de missões SAR que salvam vidas nas condições ambientais mais extremas e duras, de costa a costa.

A parte interna do AW101 integra um cockpit de vidro totalmente integrado, Sistema Digital de Aviação de quatro eixos, um Sistema de Monitoramento de Saúde e Uso entre outras capacidades, que fornecem à tripulação maior consciência situacional, eficácia da missão e a capacidade de fazer avaliações táticas rápidas dia ou noite.

Focado na sobrevivência, o design do AW101 é impulsionado pelas demandas dos clientes para operar de forma autônoma em locais e climas hostis. A ampla redundância em sistemas críticos de aviação, combinada com a configuração de três motores e capacidade comprovada de transmissão a seco de 30 minutos, garante os mais altos padrões de segurança.

Apesar dos desafios colocados pela pandemia Covid-19 ainda em curso, em abril de 2021, a Leonardo entregou com sucesso o 11º de 16 helicópteros AW101 All-Weather Search and Rescue (AWSAR) ao Ministério da Justiça e Segurança Pública norueguês. A plataforma AWSAR possui uma ampla gama de tecnologias que suportam missões SAR mais seguras, incluindo proteção integral contra gelo, controles de voo automáticos abrangentes, sistemas integrados de display multi-sensor e cockpit. O AW101 foi o primeiro helicóptero do mundo a ser equipado com um radar e-scan aéreo de primeiro plano global, o Osprey, que é produzido na sede de Leonardo em Edimburgo.

No início de 2021, a Força Marítima de Autodefesa do Japão (JMSDF) atingiu um marco de 25.000 horas de voo. A Kawasaki Heavy Industries (KHI) entregou a primeira aeronave AW101 à JMSDF em 24 de maio de 2006. Em 2015, a primeira Operação de Balcão de Minas Aéreas equipadas com MCH-101 foi entregue à JMSDF. No total, o Japão tem 13 AW101s dentro de sua frota - e isso inclui a variante CH-101, que é usada para apoiar as atividades de pesquisa antártica do Japão. O desenvolvimento da variante AMCM do AW101/MCH-101 tem sido liderado pela KHI, como principal contratante, com Leonardo continuando a fornecer suporte técnico. A primeira aeronave entrou em serviço operacional em 2016.

O AW101 fornece aos clientes maior flexibilidade de missão, graças a uma ampla gama de equipamentos que permitem que a plataforma seja configurada para operações de swing. A grande porta deslizante e a rampa traseira garantem entrada/saída rápida de pessoal e carregamento/descarga de equipamentos. A versatilidade da plataforma AW101 permite que os clientes configurem o helicóptero para uma ampla gama de funções primárias e secundárias.

Projetado com aviônicos sofisticados e sistemas de missão, juntamente com longo alcance e resistência, graças à capacidade de usar dois dos três motores para voos de cruzeiro, fornece persistência operacional para todas as missões. Essa flexibilidade de missão torna o AW101 o helicóptero multifunção mais avançado, versátil e capaz disponível hoje. O AW101 é construído nas instalações da Leonardo em Yeovil, Reino Unido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário