terça-feira, 22 de junho de 2021

65º aniversário do primeiro voo do Il-14T


Neste dia, há 65 anos (22/06/1956), ocorreu o primeiro voo da aeronave de transporte modificada Il-14T. A tripulação foi comandada pelo Honrado Piloto de Teste da URSS duas vezes Herói da União Soviética Vladimir Konstantinovich Kokkinaki.

A versão de transporte e desembarque foi criada com base no Il-14M. No lado esquerdo da fuselagem, uma porta de carga (2,71 m de largura e 1,6 m de altura) colidiu com uma escotilha adicional, pela qual, assim como pela porta da frente para tripulantes e passageiros, foram lançados paraquedistas e cargas em contêineres macios.

O compartimento de carga da aeronave foi alongado pelo compartimento de bagagem traseiro e o movimento do banheiro para a antepara traseira. O aumento da largura da porta de carga tornou possível carregar um veículo do tipo GAZ-69 e outros equipamentos na aeronave. Para acomodar os paraquedistas, 21 assentos dobráveis ​​estão instalados nas laterais da cabine. O transportador de bordo possibilitou a descarga de cargas com peso total de 2.000 kg em 12-15 segundos a uma velocidade de 300 km / h. Além disso, as mercadorias podem ser transportadas sob a seção central em suportes de viga.

O Il-14T foi usado em versões de carga, transporte aerotransportado, ambulância ou reboque, cada um com equipamento de transporte aerotransportado.

Os testes do Il-14T no Instituto de Pesquisas da Força Aérea, iniciados em 12 de setembro de 1956, com base na unidade militar nº 55599, estacionada em Tula, em geral confirmaram os dados de voo declarados. Em termos de técnica de pilotagem, a aeronave praticamente não diferia do passageiro Il-14P, mas com as cargas em tipoia externa, a velocidade máxima caiu para 366 km / h. Os testes duraram até dezembro, e o Il-14T em versão civil (sem pouso e outros equipamentos especiais) foi amplamente utilizado no transporte de diversas cargas, e principalmente na Aviação Polar para apoiar diversas expedições científicas no Ártico e na Antártica. Ao mesmo tempo, a aeronave poderia operar a partir de vários aeródromos com pistas de concreto, não pavimentadas e cobertas de neve.

É difícil estimar a contribuição dessa máquina para o apoio bem-sucedido de expedições de alta latitude. A capacidade do IL-14T na versão do Ártico de fazer voos longos nas condições meteorológicas mais difíceis, no ar rarefeito, em temperaturas de -70 ° C e congelamento severo, a capacidade de decolar e pousar em áreas de gelo limitadas, incluindo aqueles selecionados do ar, a facilidade de manutenção foi determinada pela longa vida da aeronave na Aviação Polar soviética.

No final da década de 1970, a aeronave Il-14 da Polar Aviation teve um papel ativo no fornecimento de experimentos árticos sem precedentes, como a viagem do navio quebra-gelo nuclear Arktika e uma viagem de esqui no gelo das costas da URSS ao Polo Norte.

Um total de 356 Il-14Ts foi produzido em duas empresas: 291 na fábrica de construção de máquinas em Moscou "Znamya Truda" (fábrica número 30) e 65 na associação de produção de aviação de Tashkent (fábrica número 84).

O extenso campo de aplicação da aeronave Il-14 de várias modificações por tanto tempo confirma seus elevados dados técnicos e operacionais de voo, torna esta aeronave um dos exemplos notáveis ​​da tecnologia de aviação mundial.

O interesse por esta aeronave não diminui até hoje. No momento, as aeronaves Il-14T foram restauradas por entusiastas do clube de esportes de aviação Albatross-Aero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário