terça-feira, 27 de julho de 2021

Korean Air inicia pesquisas sobre o desenvolvimento de lançamentos aéreos usando grandes aeronaves comerciais

A Korean Air iniciou recentemente um projeto de pesquisa conjunto com a Universidade Nacional de Seul, que foi comissionada pela Força Aérea da República da Coreia, para desenvolver a viabilidade do uso de grandes aeronaves comerciais para lançamento aéreo.

Como parte da pesquisa conjunta, a Korean Air analisará a capacidade de tecnologia atual do Boeing 747-400, a principal tecnologia a ser aplicada, os custos operacionais anuais e as modificações necessárias na aeronave para o lançamento aéreo. A companhia aérea explorará ainda maneiras de comercializar a aeronave modificada no mercado.

Até agora, não era possível desenvolver projéteis que fossem lançados no ar devido às “diretrizes” Coréia-EUA que restringiam o alcance dos mísseis balísticos coreanos. No entanto, com o término desses regulamentos em maio de 2021, o desenvolvimento e a operação de um sistema de lançamento aéreo agora são possíveis.

Esta pesquisa é especialmente significativa porque as capacidades de lançamento aéreo ajudarão a Coréia a superar suas limitações geográficas. Atualmente, os satélites só podem ser lançados para o sul a partir do Centro Espacial de Naro, o espaçoporto coreano localizado na província sudoeste. No entanto, os veículos lançadores aéreos podem ser lançados em várias direções e rotas. Os veículos lançadores aéreos são lançados em altitudes de 12 km, tornando-os menos afetados pelas condições climáticas, que são uma desvantagem comum dos lançamentos terrestres.

Além disso, o lançamento aéreo reduz o custo de construção e manutenção de um local para os veículos de lançamento. Também existe a possibilidade de gerar receita com a prestação de serviços para outros países que não possuem site de lançamento próprio.

Por esse motivo, alguns países já utilizam aeronaves comerciais para lançamentos aéreos. O LauncherOne, um veículo de lançamento orbital desenvolvido pela Virgin Orbit nos Estados Unidos, foi lançado com sucesso usando um Boeing 747-400 modificado em janeiro e junho de 2021.

Enquanto os militares, o governo e as empresas lutam para anunciar planos para utilizar pequenas constelações de satélites na “nova era espacial”, um ambiente para lançar pequenos satélites na Coréia ainda não foi estabelecido. Portanto, é inevitável a utilização de projéteis do exterior, que levam em média mais de dois anos desde a assinatura do contrato até o lançamento efetivo. Esta é a razão pela qual o desenvolvimento de capacidades de lançamento aéreo deve ser priorizado.

"Para atrair a crescente demanda mundial por lançamentos de pequenos satélites, é essencial desenvolver capacidades de lançamento aéreo, que não seja afetado por condições meteorológicas ou geográficas", disse a Korean Air. "Usaremos nossa vasta experiência na operação de aeronaves e expertise no negócio aeroespacial, que inclui integração de sistemas de aeronaves e montagem do primeiro veículo de lançamento espacial da Coréia, Naro, para desenvolver um sistema de lançamento aéreo que seja competitivo no mercado global. ”

Nenhum comentário:

Postar um comentário