domingo, 22 de agosto de 2021

LADE inaugura rota Aeroparque - Bahía Blanca - Puerto Madryn - San Carlos de Bariloche


No dia 19 de agosto, a Lineas Aereas del Estado (LADE) realizou o voo inaugural da conexão Aeroparque - Bahía Blanca - Puerto Madryn - San Carlos de Bariloche a bordo de uma aeronave Fokker F28. Este percurso se junta à iniciativa que inclui novos roteiros com o objetivo de unir a Patagônia.

Há 81 anos, a companhia aérea de desenvolvimento dependente da Força Aérea Argentina e do Ministério da Defesa cumpre a função de conectar os destinos de maior densidade populacional com as cidades remotas de nosso território.

81 anos unindo argentinos

Em 4 de setembro de 1940, no Junkers Ju 52 T-168 batizado de "General San Martín", foi realizado o vôo inaugural da linha de transporte, carga e promoção de correio, com o nome de Southwest Air Lines (LASO). Com essa iniciativa, o presidente Roberto Ortiz colocou em operação o primeiro serviço aéreo regular de promoção comercial.

Na ocasião, a aeronave com capacidade para 17 passageiros, 1 tripulante de cabine e instalações sanitárias se juntou a El Palomar com Esquel (Chubut) fazendo escalas em Santa Rosa de Toay (La Pampa), Neuquén e San Carlos de Bariloche.

Posteriormente, em 1943, o Poder Executivo Nacional criou as Linhas Aéreas do Nordeste (LANE) para cobrir a rota El Palomar - Iguaçu, com escalas em Monte Caseros e Posadas. Outro destino que foi adicionado a esta lista foi Assunção do Paraguai e em 1944 foi adicionado o transporte denominado Serviço Aeropostal do Estado (SADE).

A unificação de LASO, LANE e SADE foi realizada em outubro de 1945 com o nome de Linhas Aéreas do Estado (LADE).

Esta companhia aérea de desenvolvimento se concentrou em cobrir o território patagônico e entre 1972 e 1982 foi a única companhia aérea a conectar o continente com as Ilhas Malvinas em uma base semanal e regular.

Atualmente, o LADE facilita a transferência de residentes dos limites da montanha para a orla marítima, coordenando os seus voos e aviões entre as cabeceiras principais e os destinos mais remotos.

Desde a sua criação, Lineas Aereas del Estado voa ao serviço da comunidade e funciona como veículo de políticas de inclusão social e territorial, tornando a atividade aeronáutica o motor do progresso em localidades isoladas do nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário