quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Líder Aviação é a primeira empresa de transporte público brasileira a receber autorização para implementação do Diário de Bordo Digital (eDB)

A Líder Aviação é a primeira empresa de transporte público brasileira a receber autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para implementação do Diário de Bordo Digital (eDB). Com a autorização, emitida no dia 30/07/21, a empresa poderá implementar sistema que objetiva aprimorar a segurança, reduzir custos, promover o desenvolvimento do setor e a agilidade na inserção de dados.

O eDB foi regulamentado pela Resolução nº 457 e pela Portaria 3220/SPO/SAR), que atualiza os procedimentos para o registro de informações do Diário de Bordo das aeronaves civis brasileiras. Essa atualização da norma possibilita que o operador registre os dados do Diário de Bordo em plataforma digital.

“Estamos felizes em sermos a primeira empresa de transporte aéreo público a aderir a essa iniciativa. A autorização da ANAC para a implantação do eDB reforça nossa busca contínua por modernização, cultura digital, sustentabilidade e uma operação cada vez mais segura para os usuários. A inovação está em nosso DNA, é um dos nossos valores e está presente no nosso incansável trabalho pelo aprimoramento da excelência operacional”, comenta Junia Hermont, superintendente da Líder Aviação.

O aval concedido pela ANAC é registrado nas Especificações Operativas (EO) da empresa – documento do operador que especifica que autorizações ele possui – e permite que o operador não seja mais obrigado a portar o documento impresso “Diário de Bordo”, mas sim o dispositivo eletrônico que hospeda o seu sistema eDB. O processo para concessão da autorização para utilização do eDB inclui, além da análise dos requisitos operacionais e funcionais do sistema, a verificação do atendimento dos requisitos de segurança de informação.

Para a implantação do eDB, a Líder envolveu sua equipe própria de TI para modernizar todo o processo. “A aplicação e utilização dos sistemas de informação da nossa empresa sempre foram um diferencial e, continuamente, estamos aprimorando nosso processo digital. Automatizar o Diário de Bordo traz uma série de ganhos para as empresas do segmento, tais como, organização, velocidade e confiabilidade de dados; automatização de registros; eliminação de papeis; redução da carga de trabalho da tripulação; além de garantir mais segurança em todas as etapas de um voo”, explica a diretora de TI da empresa, Celina Marinho.

“A certificação da ANAC é um reconhecimento de nossa expertise e aderência aos padrões de segurança de referência. Sabemos traduzir o conhecimento da operação em tecnologia, transformando-a em uma forte aliadona melhoria contínua e na nossa excelência operacional”, complementa Jonathan Kaneko, diretor de operações e manutenção de Helicópteros na Lider.

Nenhum comentário:

Postar um comentário