segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Nenhum trabalho de pintura comum: o Hornet CF-188


Quando você quiser pintar sua casa, poderá encontrar a tinta necessária em uma variedade de ferragens para casa e lojas especializadas em tintas. Quando você quer pintar uma aeronave de combate das Forças Armadas Canadenses (CAF), entretanto, você precisa de algo que possa sobreviver a velocidades superiores a dois mil e duzentos quilômetros por hora (ou Mach 1.8).


“É um tipo de tinta muito específico que precisamos solicitar”, disse o capitão Jeff Chacko, um WSO (Oficial de Suporte a Oficinas) do Esquadrão de Apoio à Engenharia Aeroespacial e de Telecomunicações (ATESS) localizado em Trenton, Ontário. “A tinta tem propriedades específicas que permitem que ela seja eficaz nas operações.”

“Portanto, mais atenção deve ser dada ao pintar essas aeronaves”, continua o Capitão Chacko. “Se houver imperfeições na pintura, pode haver perdas na eficiência aerodinâmica que podem ter consequências mais significativas, como queima de combustível acelerada e deterioração acelerada do revestimento da aeronave.”

Com a tarefa de pintar as primeiras seis aeronaves de caça australianas adquiridas pelo Governo do Canadá para complementar a frota canadense CF-188 Hornet, a ATESS tem uma equipe dedicada de dez técnicos de estruturas de aeronaves (ACS) que lixam, preparam e pintam cada aeronave que entra no baías de pintura do esquadrão. Treinados e autorizados como pintores de aviação, esses técnicos seguem os procedimentos estabelecidos pelo fabricante do equipamento original (OEM) para garantir a mais alta qualidade de trabalho.

O primeiro passo para qualquer trabalho de pintura é preparar sua área de trabalho, cobrir ou prender qualquer superfície que não deva ser pintada (por exemplo, entradas de ar, áreas expostas onde existem controles) e colocar equipamentos de proteção individual, como respiradores e roupas Tyvek.

“A segunda etapa na pintura de uma aeronave é lixar as superfícies para remover tinta velha e marcas”, começa MCpl Nick Fedele. “O lixamento também revela quaisquer imperfeições superficiais que precisam ser corrigidas antes do início da pintura.”

Mesmo com a ajuda de ferramentas elétricas, no entanto, o lixamento pode ser muito desgastante fisicamente, especialmente em climas quentes. “Garantimos que nossos técnicos tenham o descanso e a hidratação de que precisam durante o procedimento”, revela o Capitão Chacko. “Também fazemos rodízio de nossos técnicos para dentro e para fora, para que o trabalho possa permanecer contínuo depois de iniciado.”

Uma vez que o lixamento é concluído, todas as superfícies são lavadas e as coberturas que estão no lugar para preencher as lacunas na estrutura aerodinâmica, bem como alguns painéis são removidos para facilitar a pintura. Em seguida, o primer, que permite que a tinta adira melhor ao metal, é aplicado em toda a superfície da aeronave.

Depois que o primer secou, ​​a primeira camada de tinta é aplicada.

“Usamos sistemas de pistola de tinta que incluem potes de pressão e misturadores”, diz MCpl Steve Leblanc “Os potes de pressão ajudam a manter o fluxo de tinta consistente, permitindo-nos aplicar uma camada lisa sobre todas as superfícies a serem pintadas.”

Depois de aplicada a primeira demão de tinta, os técnicos deixarão secar por um dia. Em seguida, a segunda camada, juntamente com quaisquer marcas e decalques, são aplicados.

Quando toda a pintura está finalmente concluída em uma única aeronave, um total de oito a dez galões (ou entre 32 e 40 litros) de tinta cinza padrão da OTAN foi usado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário