sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Bridgestone explica qual é a hora correta para trocar os pneus

Dados do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos) apontam que a idade média da frota circulante atingiu 10 anos em 2020. Com a Semana Nacional do Trânsito acontecendo entre os dias 18 e 25, este é um dado que precisa ser bastante considerado já que manter o carro em boas condições é parte importante da boa conduta dos motoristas. Dessa forma, a Bridgestone aproveita a data para reforçar as dicas que identificam o momento correto para trocar os pneus do carro.

“Ficar atento aos sinais que o próprio pneu indica é a atitude mais correta para saber a hora certa da substituição”, comenta Roberto Ayala, Gerente de Engenharia de Vendas da Bridgestone. “Algumas variáveis como tipo de pneu, volume de carga transportada, estrada onde o veículo trafega, clima e se recebeu a manutenção correta podem influenciar o momento para a troca. Desta maneira, o principal indicativo é analisar o TWI (Tread Wear Indicator)”, explica.

O TWI são ressaltos de borracha que ficam nos sulcos dos pneus e possuem 1,6 mm de profundidade. Quando chegam ao seu limite, sinalizam que o pneu deve ser trocado, pois passou a ser considerado ‘careca’, interferindo na segurança e se tornando passível de autuação pelas autoridades de trânsito.

Caso seja necessário realizar a troca, o consumidor precisa saber a largura, a altura (ou série) e o aro, além do índice de carga e o símbolo de velocidade do pneu. Se o motorista não possuir o manual, deve entrar em contato com a montadora para obter tais informações. Caso o pneu velho seja original, é possível verificar os itens em suas laterais. Lá constam dois números separados por uma barra que indicam largura e altura. A letra indica o tipo (radial ou diagonal) e o número seguinte trata-se do aro da roda. Desta maneira, o pneu Bridgestone Turanza T005 215/45 R17 95W, por exemplo, tem 215 mm de largura de seção, e altura igual a 45% da largura de seção, é radial e é montado em rodas de aro 17 polegadas. Se não houver letra é porque ele é diagonal. O número 95 é o índice de carga. Já a letra W é o símbolo de velocidade e indica que o pneu pode ser usado à velocidade de 270 km/h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário