sexta-feira, 29 de outubro de 2021

LATAM Cargo lidera transporte internacional de cargas aéreas no Brasil em setembro segundo ANAC

A LATAM Cargo, unidade de cargas do Grupo LATAM, mais uma vez alcançou a liderança no Brasil para o transporte internacional de cargas aéreas segundo dados de setembro da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Esse resultado reflete a soma dos dados das operadoras que fazem parte do grupo e que a agência considera para o seu ranking do mercado internacional no Brasil (LATAM, LAN Chile, Absa e LAN Cargo S.A). Ao todo, segundo a ANAC, as empresas transportaram 14 mil toneladas mês passado de/para o Brasil e responderam por 17,3% de participação nesse mercado.

O resultado positivo reflete dois movimentos: o primeiro está associado a um forte aumento na demanda de importação e exportação de produtos fármacos, e-commerce, eletrônicos e seus componentes, além de partes e peças para o setor automotivo e a indústria de forma geral neste cenário de retomada econômica.

O segundo apoia-se nos efeitos da migração de parte da demanda internacional, anteriormente atendida em larga escala pelo transporte marítimo, e que foi absorvida pela LATAM Cargo em função da falta de contêineres no mercado mundial.

“Em síntese, a pandemia de Covid-19 produziu certo desajuste do modal marítimo internacional e, no momento atual de retomada das economias globais, o modal aéreo se estabelece como opção sólida e estável para absorver essa demanda”, explica Otávio Meneguette, diretor da LATAM Cargo Brasil.

Ainda segundo Meneguette, a expectativa é que o transporte aéreo de cargas cresça ainda mais nos próximos meses com a chegada da alta temporada para atender a demanda do Natal e a reposição dos insumos para os processos produtivos.

LATAM também lidera no mercado de passageiros segundo ANAC

A LATAM também é novamente a líder de mercado do setor aéreo doméstico brasileiro de passageiros, de acordo com os dados de setembro da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Os números apontam que a companhia ampliou a sua liderança no mercado nacional, chegando a 37,5% de participação (em agosto registrou 35,3%). Além disso, a ocupação das aeronaves da LATAM nos voos nacionais pulou de 81,3%, em agosto deste ano, para 83,9% em setembro.

Neste segundo semestre de 2021, a LATAM começou a voar para Comandatuba e, até dezembro, chegará a Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Petrolina e Vitória da Conquista. Para o primeiro trimestre de 2022, trabalha para começar a voar para Juiz de Fora, Sinop, Cascavel, Caxias do Sul, Bauru e Presidente Prudente. A expectativa é incluir outros 10 destinos nacionais na malha aérea da companhia até o final do próximo ano.

Operação global da LATAM Cargo

A LATAM Cargo atende globalmente 117 destinos internacionais e domésticos na América do Sul, Europa e América do Norte, com 6 estações exclusivas para carga - ou seja, destinos onde não há operações de transporte de passageiros. Em outubro, transportou cargas em cerca de 7 mil voos semanais nos porões dos aviões de passageiros. Além disso, opera semanalmente uma média de 110 voos domésticos e internacionais em aeronaves exclusivamente cargueiras.

Expansão da frota cargueira global

Para atender a demanda internacional crescente, a LATAM Cargo também está em processo de expansão da sua frota cargueira global. Até 2023, a companhia vai adicionar gradualmente 10 Boeing 767-300 convertidos em cargueiros, totalizando 21 aeronaves deste modelo. Com isso, o Grupo LATAM vai praticamente dobrar a capacidade cargueira e reduzirá a idade média desta frota de 17 para 14 anos, conseguindo apoiar o desenvolvimento da América do Sul com uma conectividade cada vez melhor e mais ampla.

Reconhecimento

A LATAM Cargo acaba de ser reconhecida pelo case apresentado sobre o desafio do transporte de vacinas Covid-19, com o prêmio Value Chain 2021, na categoria Especialista em Supply, promovido pela consultoria especializada Value Chain Consultoria, em parceria com a Nidec Global Appliance e TOTVS. Para a banca, o case detalhou como a companhia se preparou para ser a escolha preferencial para o transporte de vacinas Covid-19, posicionando seu produto Pharma no mercado e oferecendo o transporte gratuito do imunizante em todos seus mercados domésticos por meio do programa Avião Solidário. Só no Brasil, foram transportadas mais de 145 milhões de doses da vacina de forma gratuita, desde o começo da pandemia da Covid-19, sendo a companhia que mais transportou vacinas Covid-19 no país (59%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário